Quarta-feira, 4 de outubro de 2023 - 06h15
RONDÔNIA
1917 – A jovem Maria de Lourdes (Liquinha), com 1332 votos, foi eleita “A mais bela senhorita de Porto Velho”, promoção do jornal “Alto Madeira”. As princesas foram Odália Lima e Alice Borges.
1946 – O Centro Guaporeense de Letras, que reúne intelectuais deste Território realiza amanhã, 5, homenagem à República Portuguesa, com sarau literário no Clube Internacional.
1973 – Criado, pelo Incra, o Projeto Integrado de Colonização Paulo Assis Ribeiro, com sede em Colorado.
1983 – Deputados federais críticos ao governador Jorge Teixeira, não aceitam reunião com ele alegando compromisso com visita de autoridades militares a Rondônia – o que não aconteceu. (AM)
1990 – Só 18 dos 24 deputados estaduais eleitos em 1986 disputam a reeleição. Um deles, o presidente da Assembleia Legislativa Osvaldo Piana, é candidato a governador.
COMEMORE
Dia do Agente Comunitário de Saúde, Dia da Natureza, Dia dos Animais, Dia Universal da Anistia. Dia do Barman,
Católicos celebram São Francisco de Assis.
BRASIL
1942 – O Cruzeiro é instituído por Getúlio Vargas como a moeda oficial do Brasil. 1891 – Assis Chateaubriand, jornalista e político brasileiro (m. 1968). 2019 – O presidente Jair Bolsonaro assina a lei instituindo essa data como Dia do Rodeio.
MUNDO
1535 — A Bíblia Coverdale é impressa, com traduções para o inglês. 1957 — A URSS lança o satélite Sputnik 1, o primeiro a orbitar a Terra.
FOTO DO DIA
A PONTE GUAPINDAIA
Em 1937 o prefeito de Porto Velho, José Ferreira Sobrinho, licenciou-se por seis meses e assumiu o funcionário municipal Francisco Guedes de Lyra Fonseca, que fez uma “revolução na administração pública”.
Por exemplo, quando marchantes aumentaram o preço do quilo da carne para 2 mil e 500 réis, Lyra mandou vir gado de Manaus, com o preço de venda a 2 mil réis o quilo. Outro trabalho foi a limpeza de ruas e arborização da cidade, com apoio do comandante da 3ª Cia. de Fronteira, o tenente Messias.
Sua obra mais importante foi a construção da Ponte “Guapindaia” (primeiro prefeito do município, o major Fernando Guapindaia), ligando o centro da cidade com o Bairro Mocambo, ponte toda em madeira, com 42 m de comprimento, 5 de altura e 4 de largura, inaugurada a 6 de setembro de 1937.
A obra, construída sobre um igarapé na Rua Prudente de Moraes, entre Riachuelo e Almirante Barroso foi feita com recursos municipais, incluindo as duas rampas laterais no total de Rs. 9 contos.
(Extraído de “Achegas para a História de Porto Velho”, Antônio Cantanhede – F. A ponte Guapindaia em construção. Acervo Rondônia minha querida Rondônia)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri