Segunda-feira, 4 de setembro de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1911 – A ferrovia Madeira-Mamoré chega a Abunã, onde seria construída a maior das estações da EFMM afora as de Porto Velho e Guajará-Mirim.
1919 – O grupo Espírita de Porto Velho confirmou o lançamento, dia 7 de setembro, do seu informativo “A Luz da Verdade”.
1947 – Depois de 18 meses o prefeito Carlos Augusto Mendonça deixa o cargo, muito elogiado pelos trabalhos que realizou.
1955 – O Hospital São José, único de Porto Velho, ganha um Centro de Estudos, voltado a pesquisas em doenças da região.
1982 – Um dos pontos turísticos de Porto Velho, a cachoeira de Samuel, teve várias partes explodidas, para dar lugar à construção da hidrelétrica de Samuel.
1990 – Madeireiros que atuam na região de Rolim de Moura e Alta Floresta (RO) são acusados de contratar pistoleiros para matar sertanistas da Funai.
COMEMORE
Dia Mundial do Taekwondo. Dia da Saúde Sexual.
Católicos celebram Santa Rosália.
BRASIL
1850 – Entra em vigor a Lei “Eusébio de Queiroz”, proibindo o tráfico de escravos para o Brasil. 1842 – D. Pedro II casa com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, chamada “Mãe dos Brasileiros”. 1875 — Em Mossoró (RN) acontece o “Motim das Mulheres”,contra a obrigatoriedade do alistamento militar.
MUNDO
476 – A queda do Império Romano dá início à Idade Média. 1998 – Os estudantes Larry Page e Sergey Brin, da Universidade Stanford, fundam o Google.
FOTO DO DIA
PREFEITO CARLOS MENDONÇA
Entre fevereiro de 1946 e agosto de 1947 o jornalista Carlos Augusto Mendonça foi o prefeito de Porto Velho, o 17º desde a instalação do município em 1915. Dentre as ações desenvolvidas estão a organização administrativa da prefeitura, a construção de casas para famílias de rua, implantação de meio fio, sarjetas.
Junto à Fundação Sesp foram feitos estudos para abastecimento de água pura e esgotos na cidade, e iniciou estudos para implantar serviços telefônicos na cidade.
O prefeito Carlos Augusto Mendonça também foi responsável pela recomposição da Praça Jonathas Pedrosa (FOTO), além de ter promovido o primeiro calçamento em granito de uma via urbana da cidade, no caso o trecho entre a prefeitura (assinalada) e a praça, conforme Antonio Cantanhede, em “Achegas para a História de Porto Velho”.
A “Jonathas Pedrosa” foi construída em 1915, inicialmente com o nome “Praça Amazonas”, sobre a área chamada “barreiro das antas”, e em 1917 o prefeito Fernando Guapindaia deu a denominação que é conhecida até agora.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri