Sábado, 5 de agosto de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1917 – Confusão em Espiridião Marques (Guajará-Mirim): a distribuição de terras pelo delegado fiscal de Mato Grosso gera crise com a empresa Madeira-Mamoré, que se diz dona da área.
1950 – O vapor “Mauá”, com 150 toneladas de borracha, peles de animais e castanha, rumo a Belém (PA), naufraga num pedral do Rio Madeira, em Manicoré (AM), sem vítima fatal.
1967 – Falece no Rio de Janeiro o ex-governador Araújo Lima, autor da letra do poema “Céus de Rondônia”, a seguir hino oficial do Estado.
1983 – À véspera da promulgação da 1ª Constituição estadual o governador Jorge Teixeira promove Rolim de Moura e Cerejeiras a municípios, e causa a 1ª crise entre Executivo e Legislativo.
1990 – Série de reportagens do jornal Alto Madeira, “A caminhada da Desilusão – o efeito boomerangue da colonização” mostra o desencanto de muitos que vieram em busca do Eldorado.
COMEMORA-SE
Dia Nacional da Saúde. Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Dia Nacional da Farmácia Dia Internacional da Cerveja (data móvel). Dia Mundial da Ostra.
Católicos celebram Nossa Senhora das Neves. Osvaldo da Nortúmbria.
BRASIL
1872 – Nasce o cientista Osvaldo Cruz (m. 1917), responsável pela erradicação da peste bubônica, febre amarela, e da varíola no país. 1827 – Nasce Deodoro da Fonseca (m. 1891), líder do golpe que gerou a Proclamação da República. 2016 – Início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro,
MUNDO
1930 – Nasce Neil Amstrong (m.2012), primeiro ser humano, em 1969, a pisar na Lua. 1962 – Na África do Sul Nelson Mandela é preso liberado só em 1990.
FOTO DO DIA
Preso na intentona integralista de 1937, o engenheiro Joaquim de Araújo Lima, depois de solto vem para Porto Velho onde dirigiu a ferrovia Madeira-Mamoré e em 1951 o primeiro civil a governar o Território Federal do Guaporé.
O Território tinha só 2 municípios, Porto Velho e Guajará-Mirim, onde ele iniciou obras importantes, como o hospital e o Grupo Escolar Simon Bolivar. Na capital, iniciou as construções do Palácio “Presidente Vargas”, do Porto Velho Hotel (depois Palácio das Secretarias do Governo de Rondônia e Unir-Centro), o Fórum Judiciário e o prédio do colégio “Carmela Dutra”.
Seu governo investiu em Educação e Saúde, na capital e interior, nas então vilas de Abunã, Costa Marques, Ariquemes, Vila Rondônia (Ji-Paraná), Ariquemes, e Guajará-Mirim.
Araújo Lima (patrono da avenida popularmente conhecida em Porto Velho por “Abunã”), é autor da letra da poesia “Céus do Guaporé” (depois “Céus de Rondônia” e, a partir de 1982, Hino do Estado).
Mais em https://rondonia.ro.gov.br/historia-de-rondonia-joaquim-de-araujo-lima-o-4o-governador-iniciou-as-obras-do-palacio-presidente-vargas-o-colegio-carmela-dutra-e-escolas-rurais/
(F. Palácio “Presidente Vargas”, em construção, como a maioria, obras do engenheiro e arquiteto José Otino de Freitas)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri