Terça-feira, 5 de setembro de 2023 - 06h04
RONDÔNIA
1919 – Circula em Porto Velho o jornal A Luz da Verdade, o 1º veículo de caráter religioso (Espírita) na região.
1942 – Última vez em que o município amazonense de Porto Velho festejou a criação, em 1850, da Província do Amazonas – em 1943 Porto Velho já seria capital do Território Federal do Guaporé.
1967 – Decreto do presidente Costa e Silva transfere do Ministério do Interior para o da Educação o sistema escolar dos Territórios.
1981 – Senadores e deputados do MDB contestam propostas de passagens de Territórios a Estados. No caso de Rondônia a mudança deve ser este ano. (AM)
1984 – O problema de energia elétrica em Rondônia é grave. Em Cacoal, funcionários da Centrais Elétricas/Ceron temem agressões ao andar nas ruas.
COMEMORE
Dia da Amazônia. Dia dos Irmãos . Dia Internacional da Caridade. Dia do Oficial de Farmácia. Dia da Raça Brasileira. Dia Internacional da Mulher Indígena.
Católicos celebram Santa Madre Teresa de Calcutá. Santos Mártires Aconto, Taurino, Nono e Herculano.
BRASIL
1850 – A capitania de São José da Barra do Rio Negro é emancipada do Pará, passando à condição de Província do Amazonas. 1961 – O Vice-presidente João Goulart volta ao Brasil para assumir a presidência depois da renúncia de Jânio Quadros.
MUNDO
1972 – Terroristas do “Setembro Negro” invadem o alojamento israelense nos Jogos Olímpicos de Munique, matando 11 atletas. 1494 – O Tratado de Tordesilhas é ratificado. 1857 – Morre Auguste Comte (n. 1798), filósofo criador do positivismo.
FOTO DO DIA
A CIBRAZEM EM RONDÔNIA
1983 – Com o Estado completando dois anos de criação, e o forte crescimento da economia à base de produção rural, o presidente João Figueiredo veio a Ouro Preto/RO.
Naquela cidade a programação da visita de Figueiredo atendeu a uma cobrança constantes dos produtores, a implantação de uma Unidade da Cibrazem.
A inauguração da Unidade da Cibrazem passou a tender toda a região que, além de Ouro Preto, envolvia Ji-Paraná, Jaru, Vale do Paraíso, Urupá, Nova Uni]ao, Mirante da Serra e outras comunidades.
Durante sua vinda naquela ocasião Figueiredo também teve outra agenda de alto interesse para Rondônia e Acre, verificar o andamento do asfaltamento da rodovia BR-364, o que ele inauguraria no ano seguinte.
Na comitiva, além do governador Jorge Teixeira (logo atrás do presidente) estava o presidente da Codaron William Cury (de barba) e os ministros Amauri Stábile (Agricultura), Danilo Venturini (Extraordinário de Reforma Agrária), Mário Davi Andreazza (Transportes), e César Cals (Minas e Energia).
(Foto e informações de Montezuma Cruz)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri