Domingo, 6 de agosto de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1902 – Liderados por Plácido de Castro, um exército formado por seringalistas e seringueiros derrota as tropas bolivianas em Xapuri. Acaba a Guerra do Acre.
1948 – Desaparecido há 18 anos, o telegrafista Bernardo Monteiro pode estar na posse de índios Boca Negra, que seriam possíveis sequestradores do tenente EB Fernando Oliveira, em 1945.
1954 – Obras de drenagem, bueiros e aterro da Avenida Sete de Setembro serão inauguradas no dia dos festejos da Independência em Porto Velho.
1983 – No ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, o presidente da Assembleia Estadual Constituinte, deputado José Bianco, promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia.
1987 – A maior greve na Educação do Estado está em andamento e crescendo. Estimativas do sindicato dos Professores estima em 220 mil alunos sem aulas.
COMEMORA-SE
Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Dia da Revolução Acreana. Dia Interamericano do Escotista. Dia do Cônsul. Dia Nacional do Rap. Dia do Engenheiro Cartógrafo.
Católicos celebram Dia da Transfiguração do Senhor. São Salvador do Mundo (um dos nomes dados a Jesus). Papa Santo Horsmida.
BRASIL
1910 — Nasce Adoniran Barbosa (m. 1982), compositor, autor dentre outros, do clássico “Trem das Onze”. 2001 — Morre Jorge Amado (n. 1912), membro da Academia Brasileira de Letras. 2016 — Morreu Ivo Pitanguy (n. 1926), um grande nome da cirurgia plástica no mundo.
MUNDO
1945 – O mundo conhece o terror atômico: os EUA jogam uma bomba atômica sobre Hiroshima (JAP). 2012 - Sonda espacial da Nasa pousa em Marte.
FOTO DO DIA
40 ANOS DA PRIMEIRA CARTA
Sábado, 6 de agosto de 1983. Depois de muita discussão e expectativas, aconteceu, no ginásio de esportes “Cláudio Coutinho”: o Estado de Rondônia, surgido em 1981, começa a dar seus primeiros passos com a entrada em vigor de sua Constituição.
O público até que não foi dos maiores, mas quase no início da noite começou a cerimônia de promulgação da Constituição estadual, com a assinatura da Carta pelo deputado José Bianco, presidente da Assembleia Constituinte.
Havia um clima tenso no ar,: estavam presentes os dois pré-candidatos do PDS à Presidência da República, Paulo Salim Maluf e Mário Andreazza, quanto em razão do governador Jorge Teixeira ter assinado decreto criando os municípios de Rolim de Moura e Cerejeiras, irritando vários deputados que alegavam haver um entendimento de que Teixeira não faria isso, e deixaria aos deputados votar leis específicas.
Devido a isso, o atraso de Teixeira à cerimônia foi creditado por muitos a críticas que lhe teriam sido feitas. Mas o governador compareceu e recebeu de Bianco uma cópia da carta do mais jovem Estado brasileiro, Rondônia.
“Habemus Constituição”, como disse um jornalista.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri