Quarta-feira, 6 de setembro de 2023 - 06h00
RONDÔNIA
1867 – O Governo brasileiro abre a navegação do Rio Amazonas aos barcos de todas as nações.
1917 – A Assembleia Legislativa do Amazonas autoriza a prefeitura de Porto Velho a conseguir empréstimo de 300 contos de réis junto à rede bancária, para obras na cidade.
1990 – Vereadores derrubam o veto do prefeito Chiquilito Erse, ao projeto do vereador Valter Canuto, isentando de tributos agricultores que abastecem as feiras de Porto Velho.
1983 – Escolhidos o hino, o brasão e a bandeira de Porto Velho: os dois primeiros de autoria do poeta e escritor Cláudio Feitosa, e o hino do poeta e escritor Antônio Cândido.
COMEMORE
Dia da oficialização da letra do hino nacional. Dia do Alfaiate. Dia do Profissional de Inteligência no Brasil. Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher.
Católicos reverenciam São Onesífero, São Zacarias – profeta, Santo Liberato de Loro
BRASIL
2018 – Candidato à presidência do Brasil Jair Bolsonaro é esfaqueado por Adélio Bispo. 1922 – Oficialização do Hino Nacional Brasileiro, de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada. 1913 – Nasce Leônidas da Silva (m. 2004), “pai” da bicicleta no futebol.
MUNDO
1941 – Os nazistas impõem aos judeus o uso da “estrela amarela”. 1803 — O cientista John Dalton começa a usar símbolos representando os átomos de diferentes elementos. 1997 – Mais de 2,5 bilhões de pessoas assistem ao funeral da princesa Diana.
FOTO DO DIA
ESPORTE NA EFMM
Tendo por “torcida” e assistentes fiéis algumas árvores, inclusive as mais distantes, inclusive algumas castanheiras, o tênis chega à região através dos trabalhadores que construíam a ferrovia Madeira-Mamoré.
A quadra, num terreno plano e descampado, servia para que os praticantes do tênis pudessem se desligar um pouco dos desafios e dos riscos do dia a dia nas frentes de trabalho, e para lembrar um pouco dos amigos que deixaram de onde vieram.
Mas o jogo de tênis não foi o único esporte praticado pelos construtores da Madeira-Mamoré ou pelos que se instalaram, especialmente nas vilas de Santo Antônio ou Porto Velho, incluindo corridas pedestres, como a registrada em fotografia – antes encontrada na parede interna da igreja de Santo Antônio, datada de 1912, podendo ter sido feita pelo mesmo autor do jogo de tênis, o fotógrafo Danna Merril.
Desconheço se há registros anteriores, mas já em 1917 era fundado o primeiro clube, o “Porto Velho”, o que permite supor que com os trabalhadores europeus que chegavam para a ferrovia ou para quem veio se instalar no entorno das duas vilas, possa ter vindo uma bola de futebol.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri