Sexta-feira, 7 de abril de 2023 - 06h15
RONDÔNIA
1918 – O padre Paulino Nogueira inicia uma desobriga pela Ferrovia Madeira-Mamoré, depois nos rios Guaporé/Mamoré, desde Porto Velho até Espiridião Marques (Guajará-Mirim) e daí a Forte Príncipe e Vila Bela.
1940 – O Serviço de Recenseamento publica nota pedindo que a população contribua com informações para compor o censo brasileiro.
1971 – A Ceplac, sob a coordenação do técnico Frederico Álvares Afonso, inicia a implantação de um projeto de produção de cacau em Rondônia.
1982 – Rolim de Moura ganha luz elétrica pública.
1990 - A 11 meses de passar o cargo a seu sucessor, o governador Jerônimo Santana anuncia implantação o plano de campanha, de 1986, para reduzir custos administrativos.
COMEMORA-SE
Dia Mundial da Saúde. Dia Nacional do Jornalista. Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Dia do Médico Legista.
Cristãos lembram a Paixão de Cristo; também São Batista de La Salle, São Germano José
BRASIL
1831 – D. Pedro I abdica ao trono e viaja para Portugal. 1908 - Criada, no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). 1957 — Inaugurado o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundia (RJ)l, para receber os restos mortais dos soldados brasileiros mortos na Itália.
MUNDO
529 — Publicado o Corpus Juris Civilis, obra jurídica fundamental, pelo imperador bizantino Justiniano. 1948 - Foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS). 1973 — Morre Pablo Picasso (n. 1881), pintor espanhol sua maior obra é “Guernica”. 1994 - O papa João Paulo ll reinaugura a Capela Sistina, há 15 anos em restauração.
FOTO DO DIA
Ao longo da ferrovia Madeira-Mamoré, nos mais de 300 KMs entre Porto Velho e a vila de Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim), havia várias pequenas vilas ou povoados, onde o trem parava para abastecimento, refeição ou só para pegar/deixar passageiros, enquanto em Abunã a composição vinda de Porto Velho pernoitava.
A 90 KM, saindo de Porto Velho, pela lei 495 de 03/07/1908, foi criado pelo governo de Mato Grosso um distrito, denominado “Vila de Generoso Ponce”, em honra a Generoso Paes Leme de Souza Ponce, então Governador de Mato Grosso.
Essa vila, localizada onde se encontram os rios Jacy-Paraná e Madeira, foi incluída como distrito – mesma coisa com relação à época a Espiridião Marques e Ariquemes – ao município de Santo Antônio do Rio Madeira.
Quando da criação do Território do Guaporé (1943), passou a ser oficialmente chamada “Jacy-Paraná”, mudança que também aconteceu com Espiridião Marques, agora Guajará-Mirim, e “Presidente Marques”, que já era chamada Abunã.
(c/informações do pesquisador Audenir Courinos, inclusive foto da vila de “Generoso Ponce”)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri