Terça-feira, 7 de março de 2023 - 06h05
1920 – Editorial do jornal Alto Madeira defende a aprovar Lei destinando à saúde pública impostos gerados por casas de apostas no país.
1922 – Volta a ser instalada, de forma definitiva, a Comarca de Porto Velho.
1987 – Técnicos de outros Estados deverão chegar para compor o secretariado do governador eleito Jerônimo Santana.
1988 – Treze toneladas de alimentos doados em Porto Velho foram enviados em um “hércules” da FAB, para socorrer cidades do Acre, ilhadas devido à alagação da BR-364.
COMEMORA-SE
Dia Nacional da Advocacia Pública, Dia Nacional d Paleontólogo, Dia do Fuzileiro Naval (BR). Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica (Portugal).
Católicos celebram santa Tereza Margarida Redi, Santa Perpétua e Santa Felicidade.
BRASIL
1609 - Criado o cargo de “Procurador dos Feitos da Coroa da Fazenda e do Fisco”, o 1º registro de advocacia pública no país. 1808 – A corte portuguesa chega ao Rio de Janeiro que se torna capital do império. 1808 - D. João VI autoriza a instalação de indústrias no Brasil. 1821 – D. João VI anuncia a volta da corte para Portugal e a transmissão do reino a seu filho D. Pedro.
MUNDO
1900 — O transatlântico alemão SS Kaiser Wilhelm der Grosse torna-se o primeiro navio a enviar sinais telegráficos do mar à terra. 1926 – A primeira ligação transatlântica de rádio-telefone é realizada entre Nova York e Londres.
FOTO DO DIA
O ESTATUTO SOU EU
Almino Afonso (n. Humaitá - AM), viveu parte de sua adolescência em Porto Velho onde seu pai, Bohemundo Álvares Afonso, foi prefeito (1938/43). Almino foi estudar em Manaus, eleito deputado federal, ministro do Trabalho no Governo Goulart e vice-governador paulista.
Em Porto Velho tornou-se amigo do jornalista Euro Tourinho (foto). Na década de 1960, em Porto Velho, foi com Euro dar uma voltas na noitada. Depois de muito “rodar”, terminaram no Imperial Clube.
Lá o Almino se engraçou de uma jovem, “tirou para dançar”, uma parte, duas partes, na terceira o gerente conhecido por “Alumínio” mandou trocar de dama, iniciando uma confusão.
“Ele era muito grande, maior que eu e o Alumínio intimou não só a deixar a dama, mas que fôssemos embora”. Sentado num sofá, no Jornal Alto Madeira”, Euro continuou.
“Ele disse que era o estatuto do local. “Quero ver o estatuto”, Euro desafiou.
Aí o Alumínio deu ponto final.
“Aqui o estatuto sou eu”.
Apontou a porta e aconselhou: “É melhor concordar”.
“O jeito foi irmos em busca de outro porto”.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri