Terça-feira, 8 de agosto de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1912 – O governo de Mato Grosso instala a comarca do município de Santo Antônio do Madeira.
1946 – Inaugurada a Rádio Emissora do Guaporé, pertencente ao Governo do Território.
1957 – Abertas inscrições para formação do quadro de pessoal do Corpo de Bombeiros Voluntários, sob responsabilidade do capitão Esron Penha de Menezes. (AM)
8 – 1981 – A prefeitura já entregou documentos de terras a mais de mil pessoas e não há previsão de despejar nenhuma família, conforme o prefeito Sebastião Valladares. (Ass pref)
8 – 1988 – A coligação PMDB/PSDB para a prefeitura de Porto Velho, “explodiu”. PFL e PDS já definiram a chapa com Chiquilito Erse e Amizael Silva a prefeito e vice.
COMEMORA-SE
Dia Mundial e Nacional de Combate ao Colesterol. Dia Mundial de Pedestre. Dia Internacional do Gato.
Católicos celebram São Domingos de Gusmão. Santos Ciríaco, Largo e Esmeraldo, mártires
BRASIL
1709 — O padre e inventor Bartolomeu de Gusmão inventa o balão de ar quente. 1892 - Nasce Manuel Ciríaco de Jesus (m. 1965) o dijina “Tateto Neludiamungongo”, sacerdote de candomblé. 1994 — Inaugurada a TV Rede Mulher, que sai do ar em 2007.
MUNDO
1945 — Assinada por França, Reino Unido, União Soviética e Estados Unidos, a “Carta de Londres” estabelece normas para os julgamentos de Nuremberg. 1863 – Criação da Cruz Vermelha. 1960 – Autorizada a comercialização (EUA) da pílula anticoncepcional, nome de fantasia “Enovid”. 1974 — Envolvido no “Caso Watergatem, de espionagem política, o presidente Richard Nixon, EUA, renuncia.
FOTO DO DIA
O LOUCO INÍCIO DOS ANOS 80
Porto Velho em 1980 contava 133 mil habitantes (IBGE), e recebia, como em todo o Território, novos moradores. Seu crescimento bloqueado, porque todo o entorno, nos sentidos sul/leste, supostamente eram de algumas pessoas.
Além dos que vinham de outros estados para aqui se instalar, a capital era “inchada” pela propaganda do governo, e pela exploração do ouro no Rio Madeira – na região de Porto Velho.
Áreas no entorno foram invadidas por pessoas que, como dizia o então vereador Cloter Mota, queriam “seu pequeno grande mundo”, um lugar para morar.
O Território não tinha o Judiciário nem o Legislativo, e qualquer decisão administrativa dependia do governo, com ações voltadas para a área centro-sul da BR-364, permitindo uma organização mínima para centenas de milhares de pessoas.
As invasões eram incentivadas por políticos, apostando nas possibilidades da criação do Estado, criado em 1981 Estado e em 1982 realizada a 1ª primeira eleição estadual.
Foi um tempo difícil, com muitos problemas, ameaças, jornalistas agredidos, e, o mais grave, o assassinato do advogado Agenor Carvalho (FOTO). Foi um preço alto que uma cidade despreparada pagou para os novos tempos.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri