Quarta-feira, 8 de março de 2023 - 10h44
1925 – No Cine-Bar Rosas (Porto Velho), uma programação artística, com teatro (uma das atrizes é a jovem Labib Mamud, depois Bartolo, que em 2013 era a mais antiga moradora de Rondônia) música e filme.
1955 – O Serviço de Proteção ao Índio, SPI, investiga notícia de que próximo a São Luís (MA) há um homem dizendo ser o tenente Fernando, oficial do EB desaparecido em 1945 na selva em Porto Velho.
1956 – Em carta ao presidente Juscelino Kubistchek, Candido Rondon agradece a Lei que denominou “Rondônia” ao Território Federal do Guaporé.
1989 – O deputado Haroldo Santos, confirma: a área prevista para ser a nova capital de Rondônia fica entre os municípios de Jaru e Ouro Preto do Oeste.
COMEMORA-SE
Dia Internacional da Mulher.
Católicos celebram São João de Deus
BRASIL
1694 – Criada, com sede em Salvador, a Casa da Moeda do Brasil. 2000 – Os Correios lançam selo homenageando mulheres pioneiras da aviação no país.
.
MUNDO
1817 – É fundada a bolsa de valores de Nova York. 1857 – Incêndio provocado pela polícia mata 129 operárias em uma fábrica em Nova York. A data ficou marcada como o Dia Internacional da Mulher. 1910 – A aviadora francesa Raymonde De Laroche torna-se a primeira mulher a receber uma licença de piloto
FOTO DO DIA
Com a criação do Território Federal do Guaporé, em 13 de setembro de 1943, o primeiro governador foi o capitão Aluízio Pinheiro Ferreira, que criou a Colônia Agrícola Presidente Dutra (CADUTRA), na pequena vila, no km 340, da Estada de Ferro Madeira Mamoré, próxima a Guajará Mirim, o ponto final da Ferrovia.
Inicialmente aquela vila, tinha uma pequena estrutura urbana, mas com o decorrer dos assentamentos dos colonos, a população ampliou o seu crescimento.
Com incentivo de parte do governo, a vila cresceu com o foco na produção agrícola, tornando-se a grande fonte de alimentos outros gêneros tanto para Guajará-Mirim, de cujo município o Iata é distrito, quanto de Porto Velho.
Para poder transportar seus produtos aos dois centros consumidores, a Madeira-Mamoré estabeleceu um dia especial para levar a produção e os produtores a Guajará-Mirim e em outro para Porto Velho, o “trem da feira”.
Na foto, a estação construída pela administração da ferrovia, para apoio aos passageiros e o controle dos movimentos de trens, através dos serviços de telefonia.
(Foto e informações de Aldenir Courinos)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri