Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 9 de novembro de 2024 - BOM DIA! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA - 9 de novembro de 2024 - BOM DIA! RONDÔNIA - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 - Com grande destaque é noticiada a regra do “foot-ball” que trata do “gol-keeper”. Ao contrário de hoje, o “gol-keeper” não podia carregar a bola.

1948 – Está nas mãos do juiz Teodoro Assumpção o HC a favor de 5 mulheres, impedidas de desembarcar pela Polícia, alegando serem “pessoas desclassificadas”.

1982 – Só susto: um avião chegando do garimpo e já sem combustível, evita bater num cabo de alta tensão e cai no aeroclube em Porto Velho.

1981 – O deputado federal João Martins (PDS/RR) inseriu os Territórios de Roraima e Amapá no projeto que cria o Estado de Rondônia. A emenda não passou.

1983 – O presidente da Associação dos Jornalistas, Carlos Sperança, anuncia que os profissionais que tenham exercido a atividade até março de 1979 podem requerer o registro definitivo.

1990 – Pessoas citadas como “da Educação”, em greve geral, quebraram vidraças em prédios da Esplanada das Secretarias, ao serem impedidas de invadir o da Seduc. 

HOJE É

Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo.  Dia do Hoteleiro. Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais. 

Católicos celebram Santa Maria, São Teodoro e São Néon – Mártires, 

BRASIL

1889 – Acontece o “Baile da Ilha Fiscal, último Baile do Império Brasileiro. 1889 — Ruy Barbosa “Plano contra a Pátria que infla os ânimos em direção à Proclamação da República do Brasil”. 1964 – Morre Cecília Meirelles (n. 1901), escritora, obra principal “Romanceiro da Inconfidência”. 

MUNDO

1989 – Começa a cair o Muro de Berlim, o que marca fim da “Guerra Fria”. 1905 – Com 3,106 quilates, é encontrado na África do Sul o maior diamante do mundo, o “Culinan”. 

FOTO DO DIA

SEM “JABUTIS”

“Jabuti” é termo que identifica emenda feita em casas legislativas (Câmaras, Assembleias, Senado e até pelo Executivo) a projeto de lei visando beneficiar segmentos ou mudar o sentido inicial da ideia.
Na fase final da discussão da lei criando o Estado de Rondônia, o deputado federal Júlio Martins (RR), inseriu no original, uma emenda em que Roraima e Amapá também passariam a Estado.
Dias antes o governador Otomar Pinto da Silva, de Roraima, esteve em Jaru, e disse ter vindo conhecer o desenvolvimento de Rondônia e que seu Território estava atrasado em relação a RO.
A intenção de Júlio Martins podia ser outra: em 1978 Roraima, RO e AP elegeram 2 deputados federais cada e, ainda sabendo que não tinha chance, talvez estivesse de olho na eleição de 1982 quando foi um dos 4 da nova da bancada roraimense.
Em 1982, dos 4 eleitos, Júlio Martins e mais 2 também eram roraimenses, bem diferente de RO que elegeu 8, todos nascidos em outros estados.  
RR e AP passaram a Estado, mas só na Constituição de 1988.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 2 de março de 2025 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 2 de março de 2025 – BOM DIA!

RONDÔNIA1922 – Na única seção da eleição de presidente e vice da República, em Porto Velho: Nilo Peçanha 108 votos; Artur Bernardes 5. Vice –

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 1 de março de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 1 de março de 2025

RONDÔNIA1942 - A professora Aurélia Banfield, da 1ª turma normalista do colégio Auxiliadora, é nomeada para reativar a escola “Oswaldo Cruz”, em S

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)