Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOAS VINDAS ABRIL! - BOM DIA 1 DE ABRIL


O DIA NA HISTÓRIA - BOAS VINDAS ABRIL! - BOM DIA 1 DE ABRIL - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1964 – O capitão Anachreonte, autointitulado “representante da revolução” destitui e prende o governo do Território o prefeito, nomeia novos dirigentes, prende várias pessoas, inclusive membros de partidos que apoiaram os militares. (Jornal Alto Madeira). 1969 – O povoado de Vilhena passa à condição de distrito de Porto Velho por ato do governador Marques Henrique (Pedro Brasil Vilhena conta sua História).

Religião - É na 5ª feira da Semana Santa que cristãos lembram a cerimônia do lava-pés e também a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos.

COMEMORA-SE

Dia do fim da escravidão de índios no Brasil. Dia Mundial da Mentira (ou Dia dos Bobos). Dia Internacional da Diversão no Trabalho. Católicos lembram São Hugo de Grenoble e São Valério, ambos franceses. 

FATOS 

1873 — O vapor White Star RMS Atlantic afunda no litoral da Nova Escócia, matando 547 pessoas, o pior desastre marítimo do século XIX. 1778 - Oliver Pollock cria o símbolo do dólar americano, o "$". 1888 - A Princesa Isabel participa do ato de libertação coletiva dos escravos de Petrópolis. 1933 — Os nazistas realizam um boicote contra propriedades de judeus na Alemanha. 1960 - O satélite TIROS-1 transmite a primeira imagem de televisão da Terra obtida a partir do espaço.

FOTO DO DIA

Carmênio Barroso era o secretário, uma espécie de vice-prefeito de Porto Velho no dia 1 de abril de 1964, e com a viagem do prefeito ele respondia pela função. Naquele dia ele foi preso por uma patrulha mista do exército e da Guarda Territorial, juntamente com muitos outros, e, ironia do destino ou excesso do capitão Anachreonte que mandava e desmandava? Os que eram apontados como “comunistas” pelo capitão foram presos e alojados numa sala de oficiais da 3ª Companhia de Fronteira, com alimentação servida no rancho dos graduados, como lembrava um deles, o contabilista e depois vereador e deputado estadual Cloter Mota. Os membros do governo e da prefeitura, todos membros do partido que apoiou o movimento militar, foram colocados num barracão coberto de palha no quartel da Guarda Territorial (atual 1º Batalhão da Polícia Militar). Depois de colocado em liberdade Carmênio (foto), que é poeta, criou a boate “Taba do Cacique”, durante mais de quatro décadas o principal ponto de encontro dos boêmios de Porto Velho.

Galeria de Imagens

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)