Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 1 DE OUTUBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 1 DE OUTUBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Internacional da Música. Dia Mundial do Vegetarianismo. Dia Internacional das Pessoas Idosas. Dia do Vendedor. Dia do Vereador . 

Católicos lembram Santa Teresa de Lisieux ou Santa Terezinha do Menino Jesus.

COMEMORA-SE: Dia Internacional da Música. Dia Internacional das Pessoas Idosas. Dia do Vendedor. Dia do Vereador . Católicos lembram Santa Terezinha do Menino Jesus.

RONDÔNIA: 1941 – Assinado o Tratado de Washington (Brasil/EUA, retornando a extração da borracha para atender necessidades dos aliados em guerra contra Japão, Itália e Alemanha, e mais de 50 mil nordestino vêm extrair a hévea na Amazônia, os “Soldados da Borracha”. O Tratado leva à criação do Banco da Borracha (Basa). 2017 – Com a manchete “Rondônia perde seu maior historiador – o Alto Madeira deixa de circular”, sai a última edição do jornal que em abril completou 100 anos.

BRASIL

1896 — É fundado o jornal gaúcho Correio do Povo, ainda circulando. 1913 — Nasce Hélio Gracie, grão-mestre em jiu-jitsu brasileiro.  1925 — Rondon inicia combate contra os revolucionário comandados pelo general Isidoro Dias Lopes em Ponta Grossa.

MUNDO

1202 — 480 navios partem de Veneza para a Quarta Cruzada. 1492 — Nasce Georg Rörer, teólogo luterano alemão.  1661 — Primeira disputa de iatismo na Inglaterra: o rei Carlos II vence o seu irmão Jaime II. 1752 — Benjamin Franklin realiza a famosa experiência com a pipa, para provar a eletricidade nos raios. 1774 — Marquês de Pombal publica decreto que extingue a Inquisição portuguesa. 1908 — Henry Ford lança o Ford T, o primeiro carro popular da história. 1946 – Líderes nazistas são condenados à morte na forca nos Julgamentos de Nuremberg. 1969 — O avião Concorde rompe a barreira do som pela primeira vez. 1971 — O Walt Disney World é inaugurado perto de Orlando, Flórida. 2017 – O Tribunal Constitucional espanhol não reconhece plebiscito feito na Catalunha por separatistas bascos, o que separava a região do restante do país. 

FOTO DO DIA

Coronel PM Angelina Ramires (foto), primeira mulher a comandar uma corporação estadual de Polícia Militar no  Brasil (2003/2007), veio para Rondônia fazer concurso para professora, mas se candidatou  a uma das vagas de oficiais do contingente da recém-criada PM feminina rondoniense, ascendeu ao comando-geral da corporação por nomeação do governador Ivo Cassol. Mas para chegar a essa condição foi necessária mudança na legislação, o que aconteceu por proposta do deputado Luiz Gonzaga, na elaboração da Constituição rondoniense de 1989, quando foi aprovado que a oficial feminina, que chegava antes só ao posto de major, passaria ao direito de ascender ao último posto (coronel), inclusive ao comando-geral. O deputado Gonzaga também foi autor, na mesma ocasião, do direito à PMFem casar com 12 meses de corporação (antes eram 24 meses), além do artigo sobre isonomia dos poderes do Estado. Desde então a coronel Angelina foi exceção na PM de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)