Domingo, 12 de dezembro de 2021 - 13h31
COMEMORA-SE
Dia Mundial da Cobertura Universal da Saúde, Dia do Plano Nacional de Educação.
Católicos lembram Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América. São Simão Phan Dàc Hòa, São Vicelino e Beato Bártolo Buonpedoni.
RONDÔNIA
1913 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt e o coronel Cândido Rondon iniciam expedição Rondon-Roosevelt pelas selvas da Amazônia. 1915 – Circula o jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso na cidade de Porto Velho – em 1917 é editado com o título Alto Madeira, que circulou até outubro de 2017.
BRASIL
1877 - Morre o escritor brasileiro José de Alencar, autor de Iracema e de O Guarani. 1897 – Inauguração da Cidade de Minas, que a partir de 1901 passa a se chamar Belo Horizonte. 1930 – Nasce o empresário das Comunicações e certamente o principal comunicador de TV no Brasil, Sílvio Santos. 1971 – Fundado o Museu Xucurus em Palmeira dos Índios no estado Alagoas. 1994 – O STF inocenta o ex-presidente Fernando Collor das acusações de corrupção que o levaram ao impeachment.
MUNDO
1913 – O quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, é recuperada em um hotel em Florença, na Itália, dois dias depois de ser roubada do Museu do Louvre, em Paris.
FOTO DO DIA
Caminhoneiros e passageiros atolados num dos imensos lamaçais que ponteavam a rodovia BR-364 na década de 1980, fotografados do helicóptero que o governador Jorge Teixeira usava para se deslocar, e muitas vezes mandando que o equipamento fosse levar socorro para os que se encontravam presos pelos charcos que se formavam nas sucessivas chuvas que caíam na região, como a foto, nas proximidades de Vilhena, uma época em que ninguém podia efetivamente marcar a data da chegada, porque dependia-se da condição da rodovia, cheia de lama no inverno e de buracos e poeira no verão. Esse lado da história de Rondônia, que remonta o período 1970/1983, ainda precisa de um estudo mais aprofundado. (F. Machado)
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao governador Araújo Lim
O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948
O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA
RONDÔNIA1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.1949 – 1 - Fracassa nova expedição para en
O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu