Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Empresário Contábil

Católicos lembram Santo Antonio Maria Pucci, São Arcádio, Santa Marguerite Bourgeoys, São João de Ravena

São Bento Bishop e Santo Elredo de Rievaulx (também venerado por Anglicanos)


RONDÔNIA

1945 – O Ministério da Guerra Exército cria a 2ª Companhia Rodoviária Independente, e sua missão era abrir uma estrada no sentido sul do então Território, a partir de Porto Velho, precursora da BR-364.

BRASIL

1616 – Há 406 anos era fundada a cidade de Belém, na Capitania do Grão-Pará (atual estado do Pará), por Francisco Caldeira Castelo Branco. 1822 – Tropas portuguesas no Rio de Janeiro se rebelam contra o “Fico” de D. Pedro I que, informalmente, iniciou a proclamação da Independência. 1861 — D. Pedro II cria a Caixa Econômica da Corte (Hoje Federal). 1947 – Morre Afrânio Peixoto, escritor e professor, romancista, ensaísta e historiador literário, substituiu Euclides da Cunha na cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras. 2011 — Enchentes e deslizamentos na Região Serrana do Rio de Janeiro, causam o maior desastre climático do Brasil, com 916 mortes.


MUNDO

1952- O primeiro estudante negro é admitido na Universidade do Tenesse, nos Estados Unidos. 1998 — Dezenove países europeus concordam em proibir a clonagem humana.


FOTO DO DIA

 A criação da 2ª Companhia de Engenharia Independente, em 1945, pode ter tido origem durante a visita do presidente Getúlio Vargas a Porto Velho, cinco anos antes, ocasião em que o então diretor da ferrovia Madeira-Mamoré, Aluísio Pinheiro Ferreira, o levou a um local nas proximidades onde está hoje a Embrapa, KM 7 da BR-364 e apresentou a Getúlio a rodovia que desde 1937 vinha sendo aberta saindo de Porto Velho rumo ao sul do Território. A 2ª Independente teve pouco período de trabalho, porque dia 29 de julho de 1945  o tenente engenheiro Fernando Oliveira desapareceu nas proximidades de São Pedro, num caso nunca esclarecido, o que levou um grupo político a acusar então governador Aulísio Ferreira de responsável, dentre várias hipóteses do sumiço do oficial. Na foto cedida pelo historiador e testemunha da visita Esron Menezes, em 1940 Aluísio mostra o mapa da estrada a Vargas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)