Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 1916 – Circula em Porto Vellho o jornal O PUN! “Semanário independente, comercial e humorístico e de propaganda, da firma Irmãos Rozas”.

COMEMORA-SE: Dia do Diretor de Escola (menos em SP). Dia do Supermercado. Dia Mundial do Hip Hop. Dia Mundial da Pneumonia. Dia Mundial da Qualidade.   Dia Nacional da Liberdade. Dia do Psicopedago. Dia do Fluminense (Lei no RJ)

FATOS: 1746 – Nasce Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das Polícias Militares. 1823 — Pedro I do Brasil manda o exército invadir o Plenário da Assembleia Constituinte de 1824, prendendo e exilando diversos deputados. 1864 — Guerra do Paraguai: o vapor paraguaio Tacuari apresou o navio brasileiro Marquês de Olinda, que subia o rio Paraguai rumo à então Província de Mato Grosso. 1914 – Morre o poeta Augusto dos Anjos, o mais importante poeta do pré-modernismo, com raízes do simbolismo, retratando o gosto pela morte, a angústia e o uso de metáforas. 1934 – Nasce Edvaldo Izídio Neto, o Vavá, bicampeão mundial de futebol pelo Brasil, em 1958 e 1962. 1948 — Em Tóquio, o Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente condena, sete oficiais militares e autoridades japonesas, incluindo o general Hideki Tōjō, à morte por seus papéis na Segunda Guerra Mundial. 1961 – Nasce o maior fenômeno da ginástica Feminina, a romena Nadia  Comneci, nota 10 em todas as provas dos Jogos Olímpicos de 1976 no Canadá. 1980 — A sonda espacial da NASA, Voyager I, se aproxima de Saturno e tira as primeiras imagens de seus anéis.

FOTO DO DIA: Jerônimo Garcia de Santana, advogado goiano, chegou a Poto Velho em 1969, e devido ao uso de uma bengala, foi apelidade de “Bengala” ou “Dr. Bengala”. Em 1970 foi eleito  deputado federal pelo MDB, reeleito em 1974 e 1978. Em 1982 tentou e não conseguiu ser eleito senador, mas em 1985 foi o primeiro prefeito eleito de Porto Velho desde 1926, e em 1986 o primeiro governador eleito do Estado. Na Câmara Federal chegou a apresentar dois projetos de criação do Estado de Rondônia e durante a votação da matéria, em 1981, seguiu orientação da bancada do MDB absteve-se de votação da matéria em plenário.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)