Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE FEVEREIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE FEVEREIRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

Em 1992 – A Assembleia Legislativa cria os municípios de Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Seringueiras, Theobroma, Ministro Andreazza, Governador Jorge Teixeira, Cacaulândia, Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo e Corumbiara.

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Rádio: 1946, a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa para seis países; Dia Nacional do Ministério Público e Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército. Católicos lembram São Martiniano, São Benigno, Beato Jordão da Saxônia. Festival da Parentália, no antigo Império Romano, em homenagem à Vesta, a deusa do lar.


FATOS

1542 - Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana descobrem o Rio Amazonas.  1633 - Galileo Galilei é detido pela Inquisição da Igreja Católica.  1668 — Fim da Guerra da Restauração, pelo qual a Espanha reconhece a independência de Portugal. 1880 — Thomas Edison observa o efeito termiônico (aumento do fluxo de elétrons que saem de um metal, pelo aumento de temperatura). 1945 – II Guerra Mundial: Aviões (EUA) bombardeiam a cidade alemã de Dresden, causando a morte de 45 mil pessoas. 1955 — Israel obtém quatro dos sete Manuscritos do Mar Morto. 1962 — Nasce Jaqueline Silva, que formou com Sandra a primeira dupla brasileira campeãs de vôlei de praia (1996) em Olimpíadas. 1967 — No Brasil, devido à inflação, a moeda nacional (Cruzeiro) é substituída pela de Cruzeiro Novo. 1967 - Descoberto em Madri um livro com anotações de Leonardo da Vinci. 1977 – Morre Carolina de Jesus, autora de “Quarto de Despejo” primeiro livro contando a vida de uma favelada. 2005 - Morre Lúcia dos Santos,  a Irmã Lúcia, uma das três crianças que em 1917 viram numa gruta em Portugal as aparições de Nossa Senhora – a partir daí a região passou a ser chamada de Fátima. 2006 - Iniciam as reformas da Ponte Hercílio Luz, símbolo de Florianópolis, reinaugurada mais de 20 anos depois.

FOTO DO DIA

Restaurante Almanara. Único. O restaurante árabe mais tradicional de Porto Velho, funcionando há mais de 50 anos, só pode ser definido assim. O Almanara ainda preserva praticamente a mesma fachada, o cardápio, formado por comidas típicas do Oriente Médio, que se repete há décadas e, apesar da concorrência, está sempre lotado, mantendo o cardápio especial de sabores do Líbano, onde nasceram seus fundadores, que chegaram a Porto Velho há mais de 60 anos mesma fachada de há 30 anos atrás, quando o restaurante foi aberto por libaneses que chegaram a então pequena cidade. Localizado bem no centro de Porto Velho, o Almanara é ponto de parada para almoço, ou jantar, de muita gente que visita a capital rondoniense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)