Domingo, 14 de novembro de 2021 - 13h26

COMEMORA-SE
Dia Mundial do Combate ao Diabetes. Dia Nacional da Alfabetização. Dia do Bandeirante.
Católicos lembram São José Pignatelli, São Alberico de Ultrech e São Serapião.
RONDÔNIA
1917 – O juiz Joventino Lins Themuro assume a comarca de Porto Velho. 1938 – Elaborado pela Presidência da República um decreto criando o Território Federal que teerio o nome de “do Guaporé”.
BRASIL
921 - Morre na França a Princesa Isabel. 1930 - É criado o Ministério da Educação e Saúde Pública. 1949 - O PTB lança a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República; ele fora afastado do cargo depois de 15 anos, em 1945. 1975 - No Brasil, o Presidente Ernesto Geisel cria o Programa Nacional do Álcool para enfrentar a crise do petróleo.
MUNDO
1840 — Nasce Claude Monet, pintor francês. 1969 — Programa Apollo: a NASA lança a Apollo 12, a segunda missão tripulada à superfície da Lua. 2005 - Um show do ex-Beatle Paul McCartney é transmitido ao vivo para a estação espacial internacional.
FOTO DO DIA
O Brasil consagra o dia 14 de novembro o “Dia Nacional do Bandeirante”, homens que durante muitos anos adentraram os sertões em busca de riqueza ou para escravizar índios, mas aos quais o país deve a expansão territorial da então colônia de Portugal. Já no século XVII, a terra depois batizada Rondônia, recebeu a “bandeira” de Antônio Raposo Tavares, que partindo de São Paulo, percorreu os rios Paraná, Paraguai, o Guaporé, o Mamoré, o Madeira, daí alcançando o Rio Amazonas até chegar a Belém (Pará). No contexto do bandeirantismo um nome que aparece com destaque é o de Candido Rondon, a quem o ex-presidente Theodore Roosevelt (EUA) teria designado “Último Bandeirante do século XX”, pelo seu trabalho em defesa dos índios, as ações de integração como na interligação telegráfica dos sertões mato-grossenses e amazônicos ao resto do país. (Na foto, Rondon conversa com um grupo de índios em uma de suas viagens pelas selvas).
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)