Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Mundial das Comunicações e das Telecomunicações; Dia Mundial da Internet; Dia Mundial da Hipertensão. Católicos lembram São Pascoal Bylon e São Vítor Mártir. 

FATOS

1498 - O navegador português Vasco da Gama chega à Índia.  1510 — Morre Sandro Botticelli, um dos grandes do “renascimento das artes”, autor do quadro “Tentação de Cristo”. 1846 — Adolphe Sax patenteia o saxofone. 1865 — Fundação em Paris da União Internacional de Telégrafos (hoje União Internacional de Telecomunicações). 1932 - O presidente Getúlio Vargas regulamenta o trabalho feminino. 1968 - O jornalista José Hamilton Ribeiro fica mutilado por uma mina terrestre ao fazer cobertura da Guerra do Vietnã.  1993 - O Caminho de Santiago de Compostela é declarado patrimônio cultural europeu.

FOTO DO DIA

Lançamento da “pedra fundamental” do Palácio Presidente Vargas em 1948.  Narra o memorialista Ivo Feitosa: “Obra iniciada em 1948 pelo governador Joaquim de Araújo Lima,  continuada pelos governadores Petrônio Barcelos, Jesus Burlamarque Hosanah e concluída  por Ênio dos Santos Pinheiro, que a inaugura em 1954”. Observe que acima aparece o que era chamada de “Casa do Bispo”. O “Presidente Vargas” sediou o governo do Território  desde 1954 até 1987, já na condição de Estado, mas naquele ano, alegando que deixaram um “despacho” ali para ele, o governador Jerônimo Santana nunca esteve no prédio que só voltou a ser a sede administrativa de Rondônia em 1991, a partir da posse do governador Osvaldo Piana, até 1915 quando a sede foi transferida para outro local e o “Palácio” passou a ser o Museu da Memória Rondoniense. (F. cedida por Ivo Feitosa)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)