Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Protetor de Florestas (Curupira). Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (Dia da Internet). Dia Mundial da Hipertensão.

Católicos lembram São Pascoal Bailão e Santa Antónia Mesina.  Budistas comemoram Dia Vesak, nascimento de Siddhartha Gautama (Buda) . 

BRASIL

2011 — A Câmara Municipal de São Paulo concede o título póstumo de cidadão paulistano ao padre gaúcho Roberto Landell de Moura, inventor do rádio, falecido em 1928.

MUNDO

563 A.C – Budistas registram data do nascimento de Dia Vesak, Siddhartha Gautama, designado Buda. 1510 — Morre o pintor italiano Sandro Botticelli, obra principal “O Nascimento de Vênus”. 1846 — O músico belga Adolphe Sax patenteia o saxofone. 1865 — Fundação em Paris da União Internacional de Telégrafos (mais tarde União Internacional de Telecomunicações). 1990 — A Organização Mundial de Saúde retira a homossexualidade da sua lista de doenças mentais.

FOTO DO DIA

Perfilados, com suas bandeiras, estudantes de colégios de Porto Velho saúdam o presidente Getúlio Vargas em sua despedida da visita de 11 a 13 de outubro de 1940. A comitiva de cinco carros segue pela atual Avenida Presidente Dutra (ainda sem asfalto) rumo ao porto da Madeira-Mamoré. Os colegiais estão em frente ao prédio que seria depois o Mercado Municipal. Na foto, à direita, o obelisco da Independência, inaugurado em 1922 e, ainda à direita, espaço onde depois foi construído o Palácio Presidente Vargas. À esquerda o terreno onde 10 anos depois seria construído o Porto Velho Hotel, atual Unir-centro. (F. Acervo Anderson Leno, colorizada por Luís Claro)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao  governador Araújo Lim

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)