Quinta-feira, 18 de agosto de 2022 - 06h00
HOJE É.
Dia do Estagiário, Dia Nacional do Campo Limpo, Dia Mundial da Libertação Humana (ONU)
Católicos celebram Santa Helena e São Agapito
RONDÔNIA
18 – 1954 - O Alto Madeira (AM) noticia: o PSD aprova a candidatura do deputado federal Aluísio Ferreira à nova reeleição.
18 – 1988 – A coluna “Pingos Políticos” (AM) denuncia: a Casa Civil usa o boletim informativo do governo para fazer campanha pró-deputado federal José Viana.
BRASIL
1942 - Manifestações em todo o país exigem que o presidente Getúlio Vargas anuncie o “estado de guerra” contra os países do “eixo”, depois que submarinos alemães torpedearam vários navios brasileiros matando muitos passageiros.
MUNDO
1850 — Morre Honoré de Balzac, escritor francês, autor de obras como “Ilusões Perdidas” (n. 1799). Em 1868 — O astrônomo francês Pierre Janssen descobre o hélio. 1919 - Iniciada a conferência de paz de Versalhes que encerrou oficialmente a primeira guerra mundial. 1991 — Colapso da União Soviética: O presidente Mikhail Gorbachev é preso, num golpe contra mudanças no regime, mas golpistas são logo presos.
FOTO DO DIA
Em 1954 o deputado federal Aluísio Ferreira, em segundo mandato, teve seu nome aprovado pela coligação PSD/PTB para disputar uma terceira eleição, tendo como vice o funcionário público Ruy Cantanhede. Seu adversário, já derrotado em 1950, era seu ex-aliado Joaquim Vicente Rondon, que o sucedera no governo do Território em 1946, e com ele rompera a seguir, e seu sucessor como governador. Naquele ano estavam definidos os dois lados da política no Território (ainda) do Guaporé. De um lado Aluísio, líder do grupo “cutuba” e, de outro, os adversários desde a eleição de 1946, liderados por Rondon e Paulo da Cruz Saldanha, os “peles-curtas”, uma autêntica luta fraticida que dominou a política rondoniense até meados de 1980. Contados os votos, Joaquim Vicente Rondon foi eleito para a única vaga de deputado do Território. (F. Aluísio é o único de paletó e gravata escura)
Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho
O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao governador Araújo Lim
O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948