Quinta-feira, 19 de maio de 2022 - 06h00
COMEMORA-SE]
Dia Mundial do Médico da Família. Dia dos Acadêmicos do Direito. Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano. Dia Nacional de Combate à Cefaléia. Dia do Físico. Dia do Defensor Público. Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.
Católicos lembram Santo Ivo. São Crispim de Viterbo. São Partênio, São Colágero, São Urbano I e São Celestino.
BRASIL
2002 — Nascida na Itália, mas criada no Brasil, Madre Paulina torna-se a 1ª brasileira considerada Santa pelo Vaticano. 2006 - Vitor Negrete morre horas após se tornar o 1º brasileiro a escalar o Monte Everest pela face norte.
MUNDO
1802 — Napoleão Bonaparte funda a Ordem Nacional da Legião de Honra, uma das mais importantes do mundo. 1905 — Albert Einstein publica sua tese sobre a teoria da relatividade. 1914 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt é recebido como herói em Nova York, ao retornar da Expedição Roosevelt-Rondon pela Amazônia.
FOTO DO DIA
Há 107 anos o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt, retornava da Amazônia para Nova Iorque sendo recebido como herói. Ele já participara de outras expedições e ao ser derrotado na tentava de um terceiro mandato presidencial decidiu conhecer a Amazônia, no que ele chamou de “sua última chance de ser um garoto”. O governo brasileiro designou o então coronel Candido Rondon, que só aceitou a ordem com a condição, a de que explorariam “Rio da Dúvida” (), assim chamado por que não se sabia onde desembocava e que após a expedição foi rebatizado “Rio Roosevelt”. F. Refeição da expedição: Rondon é o 2º da esquerda p/direita e Roosevelt o 2º da direita p/esquerda. () Ver “O Rio da Dúvida”, da autora Candice Millard.
Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho
O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao governador Araújo Lim
O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948