Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE]

Dia Mundial do Médico da Família. Dia dos Acadêmicos do Direito. Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano.  Dia Nacional de Combate à Cefaléia. Dia do Físico. Dia do Defensor Público. Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.

Católicos lembram Santo Ivo. São Crispim de Viterbo. São Partênio, São Colágero, São Urbano I e São Celestino.

BRASIL

2002 — Nascida na Itália, mas criada no Brasil, Madre Paulina torna-se a 1ª brasileira considerada Santa pelo Vaticano. 2006 - Vitor Negrete morre horas após se tornar o 1º brasileiro a escalar o Monte Everest pela face norte.

MUNDO

1802 — Napoleão Bonaparte funda a Ordem Nacional da Legião de Honra, uma das mais importantes do mundo. 1905 — Albert Einstein publica sua tese sobre a teoria da relatividade. 1914 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt é recebido como herói em Nova York, ao retornar da Expedição Roosevelt-Rondon pela Amazônia.

FOTO DO DIA

Há 107 anos o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt, retornava da Amazônia para Nova Iorque sendo recebido como herói. Ele já participara de outras expedições e ao ser derrotado na tentava de um terceiro mandato presidencial decidiu conhecer a Amazônia, no que ele chamou de “sua última chance de ser um garoto”. O governo brasileiro designou o então coronel Candido Rondon, que só aceitou a ordem com a condição, a de que explorariam “Rio da Dúvida” (), assim chamado por que não se sabia onde desembocava e que após a expedição foi rebatizado “Rio Roosevelt”. F. Refeição da expedição: Rondon é o 2º da esquerda p/direita e Roosevelt o 2º da direita p/esquerda. () Ver “O Rio da Dúvida”, da autora Candice Millard.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)