Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA! 2 de JULHO! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA!  2 de JULHO! RONDÔNIA - Gente de Opinião

Em 1907 – Fundada em Maine, EUA, a empresa Madeira-Mamoré Raylway Company, para adquirir de Joaqum Catramby, que ganhara a concorrência para construir a ferrovia, o direito de realizar a obra – que já vinha sendo construída pelo conglomerado formador da empresa (Manoel Rodrigues Ferreira, A Ferrovia do Diabo).

Dia 2 – Em 1915 instalada a Comarca de Santo Antonio e nomeados o juiz Marcos José Rebenatto e o promotor Vulpiano Machado. 1982 – Tendo como representante de uma das partes o advogado João de Albuquerque Cavalcante, o fórum de Cacoal tem o primeiro julgamento e o promotor Homero da Silva Scheidt.

COMEMORA-SE: Início da Semana da Cultura Nordestina. Dia Internacional da Cerveja. Católicos lembram São Pedro Julião Eymard, São Eusébio e Santo Estevão I.

FATOS: 1776 — Assinada a Declaração da Independência dos Estados Unidos. 1875 – Primeira edição do jornal fluminense “Gazeta de Notícias”, pioneiro no uso de clichês nos jornais brasileiros.   1920 - O Brasil estreia nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, em que conquistaria suas primeiras medalhas. 1922 – Morre o escocês Alexandeer Graham Bell, inventor do telefone. 1932 – Nasce Peter O'Toole, ator irlandês, cujo  papel principal foi “Lawrence da arábia”.   1932  - O pósitron (antipartícula do elétron) é descoberto por Carl David Anderson. 1939 — Albert Einstein e Leó Szilárd escrevem uma carta a Franklin Delano Roosevelt, aconselhando-o a iniciar o Projeto Manhattan para desenvolver uma arma nuclear. 1945 — Termina a Conferência de Potsdam, na qual as potências aliadas decidem o que fazer com a Alemanha após o fim da Segunda Guerra Mundial. 1889 – Morre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião 1990 — O Iraque invade o Kuwait, posteriormente levando à Guerra do Golfo. 

FOTO DO DIA: Luiz Gonzaga, nascido em 1912 e falecido em 1989, cuja principal música, "Asa Branca", feita em parceria com Humberto Teixeira, virou hino do Nordeste brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país, iniciando a mostragem de que não só no "sul maravilha" há boa produção cultural. Curiosidade: Em 1933, servindo em Minas Gerais, não entrou para a orquestra do quartel, pois não sabia a escala musical. Imagina se soubesse!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)