Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Abraço. Dia do Apicultor. Dia internacional da Biodiversidade BIológica. 

Católicos lembram Sana Rita de Cássia, Santa Júlia. Santa Quitéria. Beato João Baptista Machado. 


BRASIL

1932 - Começa a tomar corpo na capital paulista, e em vários municípios daquele  Estado, o movimento que gerou a Revolução Constitucionalista de 1932.

MUNDO

1859 - Nasce o escritor Arthur Conan Doyle, famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes. 1885 - Morre o escritor Victor Hugo, autor de Os Miseráveis e o Corcunda de Notre Dame. 1990 - Microsoft lança no mercado o Windows 3.0, grande êxito comercial. 

FOTO DO DIA

Década de 1980/90, tempo em que qualquer pessoa podia ficar vendo o pouso e decolagens de aviões no aeroporto Belmont, atual “Governador Jorge Teixeira”. O Belmont recebeu as primeiras aeronaves a partir do final da década de 1960, o que até então só acontecia no “Aeroporto do Caiari” – ou se a chegada fosse em hidroavião, como na visita do presidente Getúlio Vargas em 1940, era uma pista de cascalho que começava  na Avenida Pinheiro Machado, onde foi construído o ginásio de esportes “Cláudio Coutinho”, área que abriga também uma Vila Militar, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o teatro Palácio das Artes,  o Sesc/Senac e a estrutura administrativa do Estado. O que pouca gente sabe é que oficialmente o nome do primeiro aeroporto era “Salgado Filho”, civil que foi o primeiro ministro da Aeronáutica. (F. acervo Anderson Leno/Rondônia minha querida Rondônia)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao  governador Araújo Lim

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)