Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 23 DE JANEIRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 23 DE JANEIRO - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Liberdade. Dia Internacional da Medicina Integrativa

Católicos  lembram Santo Idelfonso, Santa Emerenciana. Santo João Esmoler  e Santa Mariane Cope

BRASIL

1901- É fundado o instituto Butantã em São Paulo. 1941- Nasce o escritor João Ubaldo Ribeiro, autor de Viva o Povo Brasileiro e O Sorriso do Lagarto. 1997- Entra em vigor a cobrança da CPMF nas movimentações bancárias no Brasil.

MUNDO

1556 - O terremoto mais mortal da história mata 830 mil pessoas na China. 1656 — Blaise Pascal publica a primeira de suas Lettres provinciales. 1907 – O senador Charles Cutis torna-se o primeiro índio americano eleito senador nos Estados Unidos. 1989- Morre o pintor surrealista espanhol Salvador Dalí. 2003 Morte no espaço: A sonda pionner 10 manda o último sinal e desaparece.


FOTO DO DIA

A criação de Território Federal no Brasil ocorreu pela 1ª vez em 1904, quando o presidente Rodrigues Alves tornou o Acre um Território. Na segunda metade da década de 1930 comerciantes dos rios Guaporé e Mamoré cobraram ao presidente Getúlio Vargas fosse criado um Território com terras de Mato Grosso, desde Vila Bela da Santíssima Trindade a Santo Antonio, limite com o Estado do Amazonas), com a capital em Guajará-Mirim (MT). Em 1940 o presidente Getúlio Vargas veio a Porto Velho, e ficou 3 dias, com muitas chances de que, sob a alegação as sede da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, então a maior empresa da região estar em Porto Velho, o seu representante local, o capitão Aluízio Ferreira, diretor-geral da ferrovia, tê-lo convencido a criar o Território, mas incluindo Porto Velho bastando para isso juntar as terras do município amazonense às de Mato Grosso, o que Getúlio fez em 1943. (F. Praça do Trem, em Guajara-Mirim)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao  governador Araújo Lim

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.1949 – 1 - Fracassa nova expedição para en

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)