Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA 23 DE JUNHO!


O DIA NA HISTÓRIA  – BOM DIA 23 DE JUNHO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1872 – Equipes de engenheiros e trabalhadores  desembarcam em Santo Antonio, onde seria o ponto inicial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, na primeira tentativa de construção da ferrovia.

COMEMORA-SE

Dia do Lavrador. Dia Internacional das Viúvas. Dia Mundial do Desporto Olímpico. Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Dia do Atleta Olímpico. Dia das Nações Unidas para o Serviço Público. Dia Nacional do Agente Marítimo. 

Católicos lembram São Zacarias e Santa Izabel (pais da Virgem Maria), e São José Cafasso.

FATOS

1794 — A Rainha Catarina, a Grande da Rússia autoriza que judeus morem em Kiev.  1894 - Criação do Comitê Olímpico Internacional, pelo Barão de Coubertain. 1907 - Nasce a atriz e comediante brasileira Dercy Gonçalves. 1940 - Nasce o cantor e compositor Sérgio Reis. 1961 — Guerra Fria: entra em vigor o Tratado da Antártida, continente reservado às pesquisas científicas e proíbe atividade militar. 1989 — Estreava (EUA) a superprodução Batman. 1995 - É lançado o álbum Mamonas Assassinas, o único da banda. 1995 – Morre Jonas Salk (EUA), precursor da 1ª vacina anti-pólio, a Vacina salk. 1996 — O videogame Nintendo 64 é lançado no Japão, 32,93 milhões de unidades no mundo. 2016 — A Inglaterra aprova em um referendo a sua saída da União Europeia, 52% a 48%. 

FOTO DO DIA

A construção da Ferrovia Madeira-Mamoré pode ser dividida em três etapas: 1872, 1878 e 1907, quando enfim ela entrou em operação. Segundo o professor José Felinto, em artigo publicado em 2019 no site rondoniagora.com.br, “Em 1972, de posse de uma concessão para construir a estrada, o coronel norte-americano Earl Church buscou empréstimos para a obra que começaria em Santo Antonio do Rio Madeira (aquarela da pepoca) e contrata a empresa londrina Public Works Construction Company para tocar o projeto, mas os engenheiros da Public Works não logram êxito e emitem relatório atestando que é impossível construir uma estrada de ferro em terreno tão hostil”. Sem ter feito pouco mais que nada, Church contrata outra empresa, em 1873, que abandona o serviço e mais uma, em seguida, tem o mesmo caminho. O ambiente hostil de doenças e a selva pesada fizeram muitas vítimas, mas a estrada só seria aberta mais de 20 anos depois.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)