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Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Carteiro. Dia dos Correios e Telégrafos. Dia Nacional da Bossa Nova.

Católicos lembram São Paulo (data de sua conversão), Santo Ananias 

RONDÔNIA

1873 – Instalada a Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso em Santo Antônio, desde 1945 bairro de Porto Velho. Em 1904 – A Câmara Federal aprova a Lei nº 5, autorizando o Governo a abrir crédito para cumprir do Tratado de Petrópolis. Em 1926 – Católicos, liderados pelo coronel Paulo Saldanha, concluem a construção da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a 1ª   em Guajará-Mirim. Em 1968 – Pelo decreto federal 58.501 a ferrovia Madeira-Mamoré entra em fase de erradicação. 1975 – O prefeito Jacob Atallah inaugura a Biblioteca Municipal “Francisco Meirelles”.

BRASIL

1554 – Padres jesuítas criam a cidade de São Paulo. 1917 – Nasce Jânio Quadro, 23º presidente do Brasil; renunciou após 6 meses no cargo. 1927 – Nasce Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim, “pai” da Bossa Nova. 1934 — Criada a Universidade de São Paulo (USP).  1947 – Nasce o jogador de futebol Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, da equipe tricampeã de 1970. 2019 — Rompe a barragem de Brumadinho (MG), com centenas de mortos e desaparecidos.

MUNDO

1918 — A Ucrânia declara a sua independência da Rússia. 2006 — Publicada a encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est (trata do amor divino pelo ser humano).

FOTO DO DIA

HÁ 121 ANOS....

Assinado em 1903, o “Tratado de Permuta de permuta de Territórios e outras compensações entre o Brasil e a Bolívia, a partir de 25 de janeiro de 1905 começa a tomar corpo, uma vitória da diplomacia brasileira chefiada pelo Barão do Rio Branco.

É que na data, em 1905, a Câmara Federal aprovava a Lei que garantia os meios para que o Brasil cumprisse sua mais importante parte do que popularmente se passou a chamar “Tratado de Petrópolis”, construindo uma ferrovia margeando as corredeiras do Rio Madeira, dando à Bolívia acesso comercial ao Oceano Atlântico;

Isso permitiu a construção da Ferrovia “Madeira-Mamoré”, uma ferrocarril que, conforme já ouvi de historiadores e outras pessoas na Bolívia, não foi inteiramente concluída. Inaugurada em 1912, ela funcionou por 60 anos, sendo definitivamente considerada extinta em 1972.

Não vi o “Maria Fumaça” funcionando, mas sei o que o trabalho de milhares de homens, e algumas mulheres representou para que tudo tivesse início, e o quanto muitos, ainda que de forma sentimental, defendem o retorno da EFMM.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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