Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE AGOSTO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Dia Internacional da Igualdade da Mulher.  

Católicos lembram São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pais de Maria; São Zeferino; Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira da Polônia.

RONDÔNIA

1972 – Pelo Decreto 627, o governador João Carlos Marques Henriques autoriza funcionara escola “15 de Novembro”, a 1ª em Presidente Médici, num terreno do morador Noé Inácio dos Santos que em 1976 seria vereador eleito em Porto Velho.

BRASIL

1542 — Francisco de Orellana navegou pelo Rio Amazonas, alcançando o Oceano Atlântico. 1999- Ocorre a marcha popular dos 100 mil, em Brasília, em oposição ao Governo Federal de Fernando Henrique Cardoso.

MUNDO 

1743 – Nasce Antoine Laurent Lavoisier, químico que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, a “Lei de Lavoisier” 1789 — A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte da França. 1791 — John Fitch recebe patente dos EUA para o barco a vapor. 1890- Primeira execução em cadeira elétrica nos Estados Unidos, em Nova York.  1906 – Nasce Abert Sabin, polonês, descobridor da vacina contra poliomielite. 1910 — Nasce em Macedônia Agnes Gonxha Bojaxhiu, religiosa Madre Teresa de Calcutá, santa católica. 1978- O Papa João Paulo I, morre (oficialmente) vítima de ataque cardíaco, 33 dias depois de ter assumido o posto.

FOTO DO DIA

1981 – Bem à vontade, bem a seu estilo, sentado na frente de um barraco, o governador Jorge Teixeira, num lugar qualquer da periferia de Porto Velho, observado por um menino e pelo dono da casa – esse mais à vontade ainda, vestindo só um calção; faz uma reunião de trabalho com o prefeito de Porto Velho, Sebastião Valladares (D) e o então secretário de Administração do (ainda) Território federal Chiquilito Erse que, mais tarde, seria eleito deputado federal com total apoio de Teixeira mas com quem rompeu, pouco depois de assumir o mandato, por divergir quanto ao projeto da eleição direta (Chiquilito era a favor) e, depois, pelo candidato a presidente da República, que Chiquilto apoiava Tancredo Neves. Por causa disso, Chiquilito chegou a ser chamado por alguns de “traidor” de seu “pai” político.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)