Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE MARÇO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE MARÇO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1867 – O imperador Dom Pedro II assina ordem para o engenheiro Franz Keller fazer estudos para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira. 

COMEMORA-SE

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. Dia do Cacau e do Chocolate. Dia do  

Mercado Comum do Sul – Mercosul. Católicos lembram São Cástulo, São Porfírio de Gaza e São Ludgero, holandês. 

FATOS

1827 - Morre Ludwig van Beethoven, compositor, autor, dentre outras obras a 9ª Sinfonia, considerada a mais importante. 1899 - O arqueólogo alemão Robert Koldewey descobre as muralhas da antiga Babilônia Iraque), dentre elas as muralhas externas, a fundação da torre de Babel, os palácios de Nabucodonosor e a avenida principal que atravessava a cidade. 1936 – Nasce Éder Jofre, primeiro brasileiro campeão mundial de boxe. 1943 -  Nasce Bob Woodward, jornalista do The Washington Post,  um dos responsáveis pelo desvendamento do caso Watergate. 1953 — Jonas Salk anuncia sua vacina contra a poliomielite. 2000 — O Papa João Paulo II visita o Muro das Lamentações em Jerusalém. 2014 — Equipe internacional liderada por brasileiros descobre o primeiro sistema de anéis em um asteroide do Sistema Solar.

FOTO DO DIA

Construir uma ferrovia num lugar que poucos sabiam onde ficava? Deve ter sido o pensamento de admiradores e adversários do imperador Dom Pedro II naquele dia 26 de março de 1867, quando autorizou o engenheiro Franz Keller a estudar a possibilidade de construir uma ferrovia nas margens do Rio Madeira, no trecho encachoeirado – Santo Antonio a Guajará-Mirim. Um homem muito acima dos tempos que vivia, talvez por ter sido o governante de maior cultura que já tivemos. Proclamada a República, ele foi praticamente expulso do Brasil e morreu em 1891, na França, uma República que prestou a ele imensas homenagens (foto). D. Pedro não viveu para ver sua ideia realizada: 40 anos depois daquela autorização a Ferrovia Madeira-Mamoré estava em construção

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)