Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 de abril de 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 de abril de 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1918 – O juiz Juventino Themundo, da comarca de Porto Velho, informa: A única seção eleitoral do município vai funcionar na sede da Superintendência  (prefeitura).

1947 – O empresário Albino Henriques requer ao Banco da Borracha (atual Basa), incluir Porto Velho ao projeto do banco de instalar usinas de beneficiamento na região.

1954 – O Serviço de Navegação do Madeira inicia viagens entre as cachoeiras de Santo Antônio e Teotônio.

1964 – José Manoel de Cunha Menezes assume como o 19º governador do Território, o 1º do período pós-64.

1976 – O título de campeão rondoniense de futebol será definido no “tapetão”, mas quem perde com isso é o público, conforme o jornalista Simeão Tavernard.

1986 - O ministro da Cultura Aluízio Pimenta vai ao Forte Príncipe e anuncia que seu ministério tem projeto de recuperação do Forte.

1991 – O ex-governador Jerônimo Santana espera uma grande batalha, com processos em vários tribunais contra sua administração.

HOJE É

Dia Nacional da Empregada Doméstica. Dia do Sacerdote. Dia Mundial do Design Gráfico. Dia Nacional do Auditor de Controle Externo. Dia do Emigrante. 

Católico celebram Santa Zita de Lucca, São Simeão, 

BRASIL

1925 - Nasce o jurista Raymundo Faoro (+2023), autor do livro "Os Donos do Poder", principal obra sobre a formação política do Brasil. 1940 — Inauguração do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho em São Paulo.

MUNDO

2014 — “Dia dos 4 Papas”. João 23 e João Paulo II  foram canonizados pelo Papa Francisco, em ato concelebrado pelo emérito Bento XVI. 2018 — As Coreias do Norte e do Sul oficializam o fim da Guerra da Coreia (1950/53).  

FOTO DO DIA

INCRA – HISTÓRIAS A SEREM CONTADAS (II)

O engenheiro agrônomo Assis Canuto (*) dividiu, com o capitão Sílvio Gonçalves de Farias, o comando da organização fundiária do Território de Rondônia desde o início do projeto, em fevereiro de 1970, inicialmente pelo Ibra e a partir de julho pelo Incra.

Conversar com o Canuto é tomar uma boa aula de como o trabalho foi feito, as 

dificuldades, os personagens, muitos deles como Ademar Sales, que já deixaram esse mundo, mas que deixaram um lastro positivo para formar o que hoje é Rondônia.

Canuto (de Barba na foto) conta: “Recebemos para, em 60 dias, propor a criação de um projeto de colonização na área prioritária nº 1 para fins de reforma agrária no Território de Rondônia”.

Esse grupo, no dia seguinte a sua chegada reuniu com o governador Marques Henriques e o secretário-geral general Luiz Felipe, e dias depois seguimos para a BR, e em Vila Rondônia reunimos com a população, esclarecendo o que seria nosso trabalho”. 

(*) – Ex-prefeito de Ji-Paraná, deputado federal duas vezes (na 2ª participou da Constituinte de 1989) e vice-governador do Estado (1991/94)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 26 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 26 de abril de 2025

RONDÔNIA1925 -Começam as aulas do curso médio no Instituto “Paulo Saldanha”, em Guajará-Mirim.1942 -O seringalista Otávio Reis, da região de Abunã, pr

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 25 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 25 de abril de 2025

RONDÔNIA1918 – Policiais da guarnição matogrossense em Santo Antônio (MT) se rebelam e provocam tiroteio, um deles morre, 2 são presos e 6 fogem. 1946

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 22 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 22 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Com apoio do jornal Alto Madeira, um grupo de cidadãos realiza o I Censo Infantil de Porto Velho.1940 – Nordestinos vindos para os seri

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)