Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 28 DE SETEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA  - BOM DIA 28 DE SETEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Mundial contra a Raiva Animal. Dia da Gratidão à Mãe Preta. Dia Internacional do Acesso Universal à Informação. Dia do Hidrógrafo. Dia do Anunciante.

Católicos lembram Santa Eustóquia, São Lourenço, São Simão de Rojas

 e São Venceslau.

RONDÔNIA

1989 – 28 – 1989 – O deputado Osvaldo Piana promulga a segunda Constituição do Estado. Só sete dos 24 constituintes de 1983 participaram a segunda Constituinte, elaborada em razão da nova Constituição Federal de 1988, pouco mais de 6 anos após a primeira.

BRASIL

1871 -  A princesa Isabel assina a Lei do Ventre Livre, pela qual ficarão livres todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. 1885 — Lei dos Sexagenários libertação de todos os escravos com mais de 60 anos. 1968 — Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 MUNDO

1889 — A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) define o comprimento de um metro. 1895 — Morre o cientista Louis Pasteur, descobridor da vacina antirraiva. 1905 — A Teoria da Relatividade de Einstein é publicada no Annalen der Physik. 1928 – Alexander Fleming observa um grupo de mofo que matam bactérias, iniciando o estudo sobre a penicilina. 1951 - A CBS disponibiliza os primeiros televisores em cores para venda. 1958 — Karol Wojtyla (futuro papa João Paulo II) é ordenado bispo em Cracóvia. 2014 — Começam protestos em Hong Kong  em resposta a reformas impostas pelo Partido Comunista Chinês.

FOTO DO DIA

Há 32 anos era promulgada a segunda Constituição estadual e, ao contrário do que aconteceu na primeira vez quando não havia nenhuma mulher dentre os 24 constituintes que elaboraram a Carta de 1983, agora a bancada feminina tinha duas representantes, as deputadas Joselita Araújo, ex-vereadora em Ouro Preto do Oeste e Odaísa Fernandes (foto) ex-vereadora em Porto Velho, ex-vice-governadora 2003/2007. Dos 24 deputados constituintes de 1983 só sete foram reeleitos em 1986 e participaram do novo documento, os deputados Osvaldo Pana (que a presidiu e seria eleito governador em 1990), Amizael Silva (relator das duas cartas), Silvernani Santos, Heitor Costa, Sadraque Muniz, Manoel Messias e José do Prado. A promulgação da nova Carta, ao contrário da de 1983 que aconteceu no ginásio Cláudio Coutinho, dessa vez foi no auditório do Tribunal de Contas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)