Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE AGOSTO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE:  Dia Nacional de Combate ao Fumo. Dia Internacional Contra Testes Nucleares. Dia de Combate à Desnutrição. Católicos lembram Martírio de São João Batista. Santa Sabina.

FATOS: 1730 — Nasce Aleijadinho, escultor, entalhador, desenhista e arquiteto brasileiro.  1825 — Assinatura do Tratado do Rio de Janeiro, entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal que reconheceu a Independência do Brasil e formalmente pôs fim à Guerra da Independência. 1831 – Nasce Bezerra de Menezes, médico, escritor, político e dirigente espírita brasileiro. 1831 — Michael Faraday descobre a indução eletromagnética. 1885 — Gottlieb Daimler patenteia a primeira motocicleta de combustão interna do mundo, a Reitwagen. 1904- Ocorre a inauguração em Saint Louis (Estados Unidos) dos três jogos olímpicos da era moderna. 1958-  Nasce Michael Jackson, cantor norte-americano. 1966- Os Beatles realizam o seu último show oficial, em San Francisco.  1991 — Soviete Supremo da União Soviética suspende todas as atividades do Partido Comunista Soviético. 1993 — Chacina de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, deixa 21 pessoas mortas. 1997 — Netflix é lançado como um serviço de aluguel de DVD na Internet. 

FOTO DO DIA: Lago do Cuniã, município de Porto Velho (RO, uma imensa área protegida e que a cada momento pode oferecer um novo espetáculo da natureza. As canoas estacionadas esperam seus passageiros, que podem ser grupos de turistas, escolares voltando das aulas, alguém comprando num comércio ou, como nas comunidades urbanas é comum local específico para estacionar os carros. Ali, onde o meio de transporte usual é a canoa, como os carros nos estacionamentos, estão à espera de seus “motoristas”, os piloteiros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)