Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE AGOSTO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE:  Dia Nacional de Combate ao Fumo. Dia Internacional Contra Testes Nucleares. Dia de Combate à Desnutrição. 

Católicos lembram Martírio de São João Batista e Santa Sabina.

BRASIL

1730 — Nasce Aleijadinho, escultor, entalhador, principal obra “Os 12 Profetas, em Congonhas, MG.  1825 — Pelo Tratado do Rio de Janeiro, o Reino de Portugal reconheceu a Independência do Brasil. 1831 – Nasce Bezerra de Menezes, médico, escritor e dirigente espírita brasileiro. 1852 – Início da construção da 1ª ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, trecho de 14,5 KM. 1926 - Nasce Neusa Amato pioneira no estudo de física de partículas no Brasil. 1993 — Chacina de Vigário Geral (RJ), deixa 21 mortos.

MUNDO

1831 — Michael Faraday descobre a indução eletromagnética. 1885 — Gottlieb Daimler patenteia a primeira motocicleta de combustão interna do mundo, a Reitwagen. 1904- Abertura do III Jogos Olímpicos, em Saint Louis (EUA). 1991 — Soviete Supremo da URSS suspende todas as atividades do Partido Comunista Soviético. 1997 — Netflix é lançado como um serviço de aluguel de DVD na Internet. 

FOTO DO DIA

1990 – Ainda na ressaca do primeiro turno, classificados para o segundo, os candidatos Olavo Pires e Waldir Raupp buscavam alianças para a sequência da disputa pelo governo do Estado. Foi quando o senador Olavo Pires, foi assassinado na porta de seu escritório político em Porto Velho. Dois dias depois o TRE convoca o terceiro colocado, o presidente da Assembleia Legislativa Osvaldo Piana para retornar à disputa, que é aquecida com dois assuntos: uma gravação feita por Olavo dizendo que, caso não fosse ao returno iria apoiar Piana e um documento, assinado por dirigentes da campanha de Olavo e pelo candidato Valdir Raupp, onde se firmava um acordo de apoio do grupo a Raupp, em troca de indicação de nomes para setores importantes de um futuro governo. Todas assinaturas foram reconhecidas pelo cartório Carvajal. O grupo de Olavo e o próprio Raupp negaram a veracidade do documento, mas isso ajudou a alavancar a vitória de Piana.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao  governador Araújo Lim

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.1949 – 1 - Fracassa nova expedição para en

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)