Sábado, 31 de outubro de 2020 - 11h32
RONDÔNIA: 1947 - Frederico Trotta assume o governo do Território, criando o Curso Normal Regional “Carmela Dutra” – Magistério e o Diário Oficial. 1972 – Theodoryco Gahya toma posse como governador do Território.
COMEMORA-SE: Dia da Dona de Casa. Dia da Reforma Protestante. Dia do Comissário de Voo. Dia do Saci. Dia das Bruxas. Dia Mundial das Cidades. Dia Mundial da Poupança. Católicos lembram São Quintino e Santo Afonso Rodriguez.
• FATOS: 1411 — Assinatura do Tratado de Ayllón que sela a paz entre os reinos de Portugal e Castela. 1517 — Reforma Protestante: Martinho Lutero publica suas 95 Teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg. 1926 – Morre um dos grandes ilusionistas, o húngaro Harry Houdini. 1938 — Grande Depressão: em um esforço para restaurar a confiança do investidor, a Bolsa de Valores de Nova Iorque lança um programa de quinze pontos que visa melhorar a proteção do público investidor. 1940 — Segunda Guerra Mundial: a Batalha da Grã-Bretanha termina: o Reino Unido impede uma possível invasão alemã. 1942 — O Papa Pio XII efetua um ato solene de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria. 1956 – a Hungria, liderada por Imre Nagy se rebela contra o domínio soviético. 1996 - Um avião da Tam cai logo após decolar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, destruindo casas e matando 99 pessoas. 2010 - Dilma Rousseff é eleita presidente do Brasil. 2011 - O planeta Terra atinge 7 bilhões de pessoas.
FOTO DO DIA: Outros tempos: um tempo em que estudantes disputavam os melhores lugares nos desfiles de duas escolas, especialmente no Sete de Setembro, fosse em trajes de gala, como acontecia nas grandes cidades, ou nas comunidades, como na foto, em Nova Mamoré, onde estava iniciando a implantação, depois da abertura da rodovia BR-425. Civismo que hoje, está muito distante das escolas brasileiras, desincentivadas em muitos casos pelos próprios programas escolares.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025
RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025
RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025
RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025
RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo