Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 3ª feira, 06 de DEZEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 3ª feira, 06 de DEZEMBRO   - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Extensionista Rural, Dia do Neuropsicopedagogo, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres 

Católicos celebram Santa Asela, São Nicolau  de Mira

RONDÔNIA

1925 – O prefeito Joaquim Augusto Tanajura inaugura em  Porto Velho a Rua D. Pedro II, pela passagem do centenário de nascimento do imperador.

 1951 – O expediente no comércio em Porto Velho vai até 16 horas, para que todos possam assistir ao jogo Ferroviário (Local) X América (Manaus). 

1995 – O Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici.

BRASIL

1951 – Getúlio Vargas envia ao Congresso o projeto que cria a Petrobras. 1969 — Morre João Cândido, o almirante negro, líder da Revolta da Chibata, contra os castigos físicos na Marinha (n. 1880). Em 1960 — O 1º porta-aviões do Brasi,l o NAeL Minas Gerais é incorporado à Armada Brasileira.

 Em 1976 – Morre o 27º presidente do Brasil, João Goulart (n. 1919).

MUNDO

1768 – Publicada a 1ª edição da Enciclopédia Britânica. 1897 — Londres se torna a 1ª cidade do mundo a ter táxis licenciados.  2017 — Os EUA reconhecem a cidade de Jerusalém como capital de Israel.


FOTO DO DIA

Distante 200KM de Guajará-Mirim, subindo o Rio Mamoré, o que aumenta mais as horas de viagem, fica a localidade de Surpresa, um dos distritos de Guajará – o outro é Iata, à margem da rodovia “Prefeito Isaac Bennesby”, a BR-425, muito mais conhecido. Mas Surpresa é um bom local para se conhecer, comunidade pequena, onde a solidariedade é  comum. Uma pesquisa liderada pelo professor Marcos Antônio Zaramella, da escola “São Judas Tadeu”, com ajuda de estudantes e professores locais, pelo depoimento de antigos moradores permitiu se conhecer melhor a história de Surpresa. O 1º morador foi Severino Alves Rodrigues, na década de 1920, mas uma tragédia familiar o fez deixar o local e só em 1930 o pernambucano Tancredo Farias de Matos se instalou na localidade a que deu o nome “Surpresa”. (ver  mais em https://www.diariodaamazonia.com.br/conheca-a-historia-do-distrito-de-surpresa-em-guajara-mirim/).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)