Terça-feira, 6 de dezembro de 2022 - 06h05
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Extensionista Rural, Dia do Neuropsicopedagogo, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Católicos celebram Santa Asela, São Nicolau de Mira
RONDÔNIA
1925 – O prefeito Joaquim Augusto Tanajura inaugura em Porto Velho a Rua D. Pedro II, pela passagem do centenário de nascimento do imperador.
1951 – O expediente no comércio em Porto Velho vai até 16 horas, para que todos possam assistir ao jogo Ferroviário (Local) X América (Manaus).
1995 – O Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici.
BRASIL
1951 – Getúlio Vargas envia ao Congresso o projeto que cria a Petrobras. 1969 — Morre João Cândido, o almirante negro, líder da Revolta da Chibata, contra os castigos físicos na Marinha (n. 1880). Em 1960 — O 1º porta-aviões do Brasi,l o NAeL Minas Gerais é incorporado à Armada Brasileira.
Em 1976 – Morre o 27º presidente do Brasil, João Goulart (n. 1919).
MUNDO
1768 – Publicada a 1ª edição da Enciclopédia Britânica. 1897 — Londres se torna a 1ª cidade do mundo a ter táxis licenciados. 2017 — Os EUA reconhecem a cidade de Jerusalém como capital de Israel.
FOTO DO DIA
Distante 200KM de Guajará-Mirim, subindo o Rio Mamoré, o que aumenta mais as horas de viagem, fica a localidade de Surpresa, um dos distritos de Guajará – o outro é Iata, à margem da rodovia “Prefeito Isaac Bennesby”, a BR-425, muito mais conhecido. Mas Surpresa é um bom local para se conhecer, comunidade pequena, onde a solidariedade é comum. Uma pesquisa liderada pelo professor Marcos Antônio Zaramella, da escola “São Judas Tadeu”, com ajuda de estudantes e professores locais, pelo depoimento de antigos moradores permitiu se conhecer melhor a história de Surpresa. O 1º morador foi Severino Alves Rodrigues, na década de 1920, mas uma tragédia familiar o fez deixar o local e só em 1930 o pernambucano Tancredo Farias de Matos se instalou na localidade a que deu o nome “Surpresa”. (ver mais em https://www.diariodaamazonia.com.br/conheca-a-historia-do-distrito-de-surpresa-em-guajara-mirim/).
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao governador Araújo Lim
O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948
O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA
RONDÔNIA1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.1949 – 1 - Fracassa nova expedição para en
O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu