Terça-feira, 25 de outubro de 2022 - 06h05
HOJE É.
Dia Nacional da Saúde Bucal. Dia Nacional da Democracia. Dia do Sapateiro.
Católicos celebram São Frei Galvão, São Crisanto, Santa Dária, São Crispim, São Crispiniano
RONDÔNIA
1877 – O imperador Dom Pedro II autoriza a empresa P. & T. Collins (EUA) a construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira, de Santo Antônio a Esperidião Marques (Guajará-Mirim).
1969 – O narrador José Ribamar – Garganta de Ouro, Rádio Caiari (Porto Velho), narra do Pacaembu (SP) o 1º jogo de futebol transmitido por uma emissora local, Santos 1x0 Palmeiras, gol de Pelé.
1983 – Dos 2.927 inscritos ao 1º vestibular da Unir, aulas só em 1984; o curso de Administração tem mais candidatos, 971. O de menor procura é o de Educação Física, com 180 inscritos.
BRASIL
1969 — Emílio Garrastazu Médici é eleito presidente da República, o 28º no cargo. 1975 – O jornalista Vladimir Herzog, preso um dia antes, é encontrado morto numa organização militar, em São Paulo. 2016 — Falece Carlos Alberto Torres, capitão brasileiro no tricampeonato mundial (n. 1944).
MUNDO
1944 – O grupo “Kamicase”, formado por jovens pilotos suicidas japoneses, fazem o 1º ataque do grupo, na batalha do Golfo de Leyte, no Oceano Pacífico. 2015 –– Lewis Hamilton é tri mundial de Fórmula 1.
FOTO DO DIA
Criada em julho de 1982, dentre a instituições criadas com a passagem o Território Federal a Estado, a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR - lei nº 7011/1982), depois de absorver no início de 1983 cursos então aplicados pela Fundacentro de Porto Velho e extensões de várias universidades federais (AC, PA, UFRS), a Universidade Federal de Rondônia realizou em 1983 seu primeiro concurso vestibular para turmas próprias, com 2.927 inscritos, conforme a professora Elizabeth Costa, aos cursos de Geografia, História, Ciências Contábeis, Matemática, Pedagogia e Letras, além de Educação Física que teve o menor número de inscritos, 180, os primeiros a fazerem a seleção, ainda no mês de outubro.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025
RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025
RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025
RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025
RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt