Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA:  DIA 4 – Em 1933 - Lançamento da pedra fundamental do Colégio Dom Bosco, em Porto Velho, obras sob a responsabilidade dos Padres João Nicoletti e engenheiro Antonio Carlos Peixoto. Em 1974 – O decreto-lei 73.413 estabelece o Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis, autorizando a abertura da rodovia (a BR-425), acabando com a circulação de trens pela ferrovia Madeira-Mamoré. Em 1982 – Em ato realizado na sacada do Palácio Presidente Vargas, o ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo, declara instalado o Estado de Rondônia.

COMEMORA-SE: Dia Mundial do Braille, homenagem ao nascimento de Louis Braille criador do sistema de leitura e escrita para pessoas cegas. Dia Mundial do Hipnotismo.  Católicos lembram Santa Ana de Folinho, Santa Isabel Ana  Seton e Santa Bárbara (na umbanda, Iansã).

FATOS:  1839 —Nasce Casimiro de Abreu, poeta, grande nome do romantismo  brasileiro. 1863 — Fundação da Igreja Nova Apostólica, uma igreja cristã e quiliástica, em Hamburg. 1875 – Fundação  do jornal “Província de São Paulo, depois “O Estado de São Paulo”. 1958 — Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da Terra, é pulverizado pelo atrito,  ao retornar à atmosfera terrestre 1959 — Luna 1 torna-se a primeira nave espacial a chegar à proximidade da Lua. 1960 — É criada a Associação Europeia de Livre Comércio. 2019 — Grupo de Lima anuncia: os países membros não reconhecerão o segundo mandato de Nicolás Maduro como Presidente da Venezuela. 

FOTO DO DIA: A 4 de janeiro de 1982 chegava ao fim o ciclo iniciado na década de 1930: a instalação do Estado de Rondônia (*). Em seu discurso ao assumir o governo, Jorge Teixeira, desde 1979 governador do Território, fez uma profissão de fé: "No nascimento desse novo Estado, olhamos para trás e nos demos conta que Rondônia se fez de mãos calejadas, corpos suados e poeirentos, e do divino trabalho da terra. 

Não é fruto elaborado de uma elite privilegiada. Lavradores e doutores, caminhoneiros e técnicos, comerciantes e artesãos, civis e militares, religiosos e leigos, confunde-se todos nessa paisagem humana, dinâmica e idealista, que se espalha vertiginosamente, nessa região do Brasil." (Síntese feita pelo historiador Anísio Goraieb). A foto cita como “discurso de posse, mas foi o feito quando assumiu o cargo)


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)