Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE NOVEMBRO!  - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Inventor. Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro – R2. Católicos lembram Mãe de Deus de Cazã, São Vital, Santa Agrícola e São Carlos Borromeu.

RONDÔNIA

Em 1939 falece o médico Belisário Pena. Em 1910 esteve em Porto Velho, com Osvaldo Cruz, implantando o combate contra a malária na construção da ferrovia Madeira-Mamoré. Em 1968 – O presidente Artur da Costa e Silva promulga a Lei n.º 5.523, criando a Centrais Elétricas de Rondônia, tendo como acionista majoritário o Governo do Território.

BRASIL

1924 — Fundação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).  2003 – Morre a jornalista Rachel de Queiroz, escritora e primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras.

MUNDO

1737 —Inaugurado o Teatro San Carlo, a mais antiga casa de ópera da Europa, em Nápoles. 1847 — James Young Simpson (Escócia), descobre as propriedades anestéºsicas do clorofórmio. 1869 — Circula a 1ª edição  da revista científica Nature.   1939 — Lançado o 1º carro com ar condicionado. em Chicago. 1946 – Criada a Unesco -  Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. 

FOTO DO DIA

Em 1924 é criada a União dos Escoteiros do Brasil, cuja missão é “Contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira”. Em Rondônia, em 1950 foi criado o primeiro grupo escoteiro pelo juiz Joel Quaresma de Moura e pelo senhor Esmite Bento de Melo. Com um interstício, o movimento é refundado em 1984, surgindo o primeiro grupo, o Avalon 01/RO. Hoje são nove grupos, três no interior, em Cerejeiras, Urupá e em Ariquemes. Os outros seis, em Porto Velho, são o Avalon, o  Catalina 03/RO, o Belmont 10/RO, o  1º de Maio 13/RO, o Leões de Judá; e os recém-criados Melvin Jones e Tribo de Gade. A sede da Região Escoteira/RO fica na Rua José Vieira Chula, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, área de uma nascente do Igarapé Belmont. (Foto Grupo de 1950 com o  chefe Esmite Melo e o padre Miguel – informações da Região Escoteira/RO).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)