Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE SETEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE SETEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Lei Euzébio Queiroz (proibia a entrada de escravos no Brasil). Dia Mundial da Saúde Sexual. Dia Mundial do Taekwondo. Dia do Serventuário da Jusstiça. 

Católicos lembram Santa Rosália, São Moisés, São Marino e São Bonifácio I.

RONDÔNIA

1911 – Os trilhos da construção da ferrovia Madeira-Mamoré chegam a Abunã, estação de trem entre Porto Velho (a 200 KM) e a 160 KM de Guajará-Mirim. 

BRASIL

1842 — Casamento de D. Pedro II com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon. 1930 – A capital da Paraíba passa a ser chamada João Pessoa, deixando de ser a Cidade de Parahyba. 1969 — Terroristas do MR-8 sequestram o embaixador dos EUA no Brasil, Charles Burke Elbrick. 1995 - Morre o ator Paulo Gracindo, cujo sucesso maior foi com o personagem Odorico Paraguaçu, da novela O Bem-Amado. 1998 – Desaba o telhado da Igreja Universal do Reino de Deus (SP), matando 25 pessoas. 2008 – Morre o cantor Waldick Soriano, grande nome da música brega. 

MUNDO

1998 — O Google é fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade Stanford. 1950 — Realizada em Darlington Raceway (EUA), a primeira corrida NASCAR de 500 milhas. 1965 - Os Beatles lançaram o compacto Help, que atingiria o primeiro lugar nas paradas inglesas. 2016 - O papa Francisco canoniza Madre Teresa de Calcutá.

FOTO DO DIA

Localizada a 200 KM de Porto Velho e 160 de Guajará-Mirim, a vila de 

Abunã sediou, desde a inauguração da ferrovia Madeira-Mamoré, em 1912 a 1972 quando o trem parou de circular, a principal estação da EFMM, onde obrigatoriamente os trens que saíam de Porto Velho tinham de pernoitar para chegar no dia seguinte a Guajará-Mirim, o ponto terminal. Inaugurada em 1912, a estação, testemunhas garantem que era moderna e oferecia conforto aos viajantes, mas com a desativação da estrada de ferro foi abandonada. Entre Mutum-Paraná e Abunã ficava a maior reta da ferrovia, a “Reta do Abunã”. Naquela vila e arredores foram gravados muitos capítulos da telenovela “Mad Maria”. Para quem vai em direção à ponte sobre o Rio Madeira, na BR-364 sentido Acre, ou quem vem de lá, a passagem em Abunã é obrigatória. (Resgate fotográfico: Anderson Leno Fernandes Foto 1351 - Dana Bernard Merrill. 1912. Colored by: Luis Claro).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)