Quarta-feira, 14 de setembro de 2022 - 06h04
HOJE É.
Dia Nacional do Frevo.
Católicos celebram Dia da Exaltação da Santa Cruz, onde o símbolo da cruz é lembrado como instrumento de salvação, reforçando o episódio da crucificação de Jesus. Santo Alberto de Jerusalém.
RONDÔNIA
1944 – Morre o médico norte-americano Carl Loverlace, chamado de “herói” pelo seu trabalho que pela sua atuação na equipe de saúde da construção da Mamoré-Mamoré é chamado de “herói”. 2011 - O Ibama emite a licença de operação da Hidrelétrica de Santo Antônio e a autorização de resgate de fauna.
BRASIL
2005 — Conselho de Ética da Câmara aprovava pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que delatou o Mensalão. 1905 — Nasce Ismael Silva, cantor brasileiro (m. 1978). 1906 — Flávio Costa, treinador brasileiro, em 1950 vice-campeão mundial de futebol (m. 1999).
MUNDO
1959 — A sonda soviética Luna 2 se choca com a lua: é o 1º objeto feito pelo homem a alcançá-la. 1960 - Fundada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). 1998 – João Paulo II publica Carta Encíclica Fides et Ratio, sobre o tema da verdade e sobre o seu fundamento em relação com a fé.
FOTO DO DIA
Porto Velho, 1960, época em que as terras da capital do Território se estendiam até Vilhena, e o comércio era aquecido pela Madeira-Mamoré e pelo que girava do trabalho dos garimpeiros em busca de cassiterita, nas grotas das selvas do vale do Jamari e do Machadinho. A cidade tinha população, fixa, estimada em 30 mil moradores, lugar, como era costume na época se dizer, “todos conheciam todos” e “todos sabiam de tudo e de todos”, mas já contava com seu “canto do fuxico”, o perímetro da Avenida Sete de Setembro entre as ruas Presidente Prudente e Presidente Dutra, com o bar do Arara, o café Central, os clíperes (foto) e o Café Santos – onde empresários, advogados, jornalistas e bicões se reuniam bem cedo para um café e dar uma lida nos jornais na banca do Silva ou da Maria.
Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho
O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao governador Araújo Lim
O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948