Quarta-feira, 9 de novembro de 2022 - 06h05
HOJE É
Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais. Dia Nacional do Hoteleiro. Dia do Técnico em Eletrotécnica. Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo.
Católicos reverenciam São Teodoro, Santo Neón, Santa Maria da Via Ápia
RONDÔNIA
1919 – O Partido Republicano Amazonense lança a chapa para a eleição a Superintendente (prefeitura) de Porto Velho, liderada pelo padre Raymundo de Oliveira (que venceu a disputa) e dos Intendentes (vereadores)
1923 - Porto Velho, ainda município amazonense, festeja o centenário da chegada a Manaus do navio trazendo a comunicação de proclamação da Independência.
BRASIL
1889 — Realizado o Baile da ilha Fiscal, última vez que Dom Pedro II se apresentou com honras de imperador. 1911 - Nasce a romancista, cronista e membro da Academia Brasileira de Letras Dinah Silveira de Queiroz (m. 1982). 1968 — Com a presença da rainha Elizabeth II, iniciam as obras da Ponte Rio-Niterói.
MUNDO
1985 — Garry Kasparov, aos 22 anos, torna-se o mais jovem campeão mundial de xadrez. 1989 – Derrubado o Muro de Berlim, unificando a Alemanha Ocidental e Oriental; é o fim da Guerra Fria. 2004 — Lançado o navegador de internet Mozilla Firefox 1.0.
FOTO DO DIA
No mundo atual, qualquer assunto “corre mundo” de forma instantânea, tal a facilidade que os chamados “meios de comunicação” fornecem a qualquer pessoa, desde que ela tenha um mecanismo para isso, no caso um simples celular. Mas não era assim em 1822 quando Dom Pedro I deu o “Grito do Ypiranga”. As notícias para a região Norte só chegavam por navios, e a Belém (PA), a Independência só chegou em agosto de 1823, quase um ano depois do fato. Em Manaus, que muitos chamavam de “Lugar da Barra”, só a 9 de novembro daquele ano, época que Porto Velho nem existia, mas para festejar a chegada da notícia a Manaus, na data, em 1923, o prefeito Álvaro Botelho Maia (foto) mandou festejar o centenário da chegada da notícia ao Lugar da Barra.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri