Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 5 DE OUTUBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 5 DE OUTUBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia da Ave. Dia do Boia Fria. Dia da Micro e Pequena Empresa. Católicos lembram São Benedito, São Plácido, São Mauro, São João da Penna e Santa Faustina.

FATOS: 869 — O Quarto Concílio de Constantinopla é convocado para depor o patriarca Fócio. 1143 — Realiza-se em Zamora (Leão) a conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Leão e Castela a independência de Portugal. 1414 — Abertura do Concílio de Constança, que resultou no fim do Grande Cisma do Ocidente. 1768 — O Marquês de Pombal obriga, por decreto, os nobres portugueses antissemitas que tivessem filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas. 1821 — Expulsão dos exércitos portugueses de Pernambuco, no contexto da Guerra da Independência do Brasil. 1897 — Fim da Guerra de Canudos. 1991 - Inauguração da atual sede do Jardim Botânico de Curitiba, na capital paranaense. 

FOTO DO DIA: Loja Atallah, cujo patriarca Abdon Jacob Atallah veio para a cidade de Santo Antônio do Madeira logo após começar a era construída a ferrovia Madeira-Mamoré e depois, com a mudança do canteiro de obras para (o que depois se tornou) Porto Velho, e testemunhou a instalação do município em 1915. A Loja Atallah, localizada na esquina das ruas José de Alencar e Barão do  Rio Branco, ainda mantém a mesma estrutura arquitetônica de quando foi construída, a mais de 80 anos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.1949 – 1 - Fracassa nova expedição para en

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.1940 – O go

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)