Quinta-feira, 24 de novembro de 2022 - 06h10
COMEMORA-SE
Dia Mundial de Ação de Graças, Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO), Dia Mundial da Ciência
Católicos celebram São Crisólogo de Aquilegia, Santo André Dung-Lac, Santa Eanfleda (também por Ortodoxos)
RONDÔNIA
24 – 1977 – Instalação do sexto município do território, o de Pimenta Bueno, tendo como primeiro prefeito o morador Vicente Homem Sobrinho.
24 – 1985 – O governador Angelo Angelin envia à Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Osvaldo Piana criando o Instituto de Previdência do Servidor Estadual, IPERON.
24 – 1987 – O 5º BEC, sediado em Porto Velho, divulga nota advertindo que na BR-364, devido ao inverno, o peso máximo nos caminhões será de 8 mil kgs.
BRASIL
1631 – Invasores holandeses incendeiam a cidade de Olinda (PE). 1861 — Nasce o poeta Cruz e Souza, mestre do Simbolismo no Brasil (m. 1898). Em 1967 – O presidente Castelo Branco promulga a Constituição com mais poderes ao Executivo.
MUNDO
1859 – O cientista inglês Charles Darwin publica “Origem das Especies”, teoria da evolução natural. 1991 – Morre o vocalista do grupo Queen, Freddie Mercury (n. 1946).
FOTO DO DIA
Criado em 1965 pelo presidente Castelo Branco e sediado em Porto Velho, o 5º Batalhão de Engenharia de Construção, 5º BEC, chega à região em 1966, sob comando do coronel Rogério Weber, e instala unidades em Vilhena, Vila Rondônia (Ji-Paraná), Abunã e Rio Branco (AC). Uma das missões foi dar apoio ao tráfego na BR-364, que durante o inverno era transformada em imensos atoleiros, alguns chegando a “engolir” veículos. Todos os anos o BEC definia o carga máxima a ser transportada na BR, e, nos atoleiros, era comum o apoio de equipamentos e pessoal do BEC na ajuda a condutores de veículos. O mais conhecido soldado é o Cabo Áureo. A frase “Eles não morreram em vão”” é a homenagem do Batalhão aos membros que caíram em suas missões. (F. 2ª Cia do BEC, em Abunã (RO), colorizada por Luís Claro).
ERREI: o 1º prefeito de Vilhena foi RENATO, e não Gilberto, Coutinho
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri