Quinta-feira, 29 de dezembro de 2022 - 06h05
COMEMORA-SE
Dia Internacional das Diversidades Biológicas.
Católicos celebram São Tomás Becket
RONDÔNIA
1953 – Doações para construção da sede da Associação Guaporeense de Professores: professores Marise Castiel, Lourival Chagas da Silva, governador Ênio Pinheiro e outros.
1967 – Como similares em Porto Velho, o Danúbio Azul Bailante Club vai cobrar traje passeio completo aos participantes do baile do dia 31.
1981 – O coronel Jorge Teixeira de Oliveira toma posse, perante o presidente João Figueiredo e vários ministros, como 1º governador do Estado de Rondônia.
BRASIL
1902 — Criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Brasil.
1903 — Nasce o artista plástico modernista Cândido Portinari (m. 1962). Em 1992 – Com a renúncia de Fernando Collor, o vice Itamar Franco torna-se o 33º presidente da República. 1994- O presidente Itamar Franco assina a lei que dá o direto a pensão alimentícia e herança a companheiros não casados.
MUNDO
1891 — Thomas Edison patenteia o rádio. 1980- Um crânio humano de 8 mil anos é descoberto na província chinesa de Yunnan. 2013 - O heptacampeão de F1a 1 Michael Schumacher, esquiando, sofre violento acidente que o tornou tetraplégico.
FOTO DO DIA
Cidade-irmã da brasileira Costa Marques, a boliviana Buena Vista é sede do "Parque Amboró nacional", com centenas de espécimes animais e outros tantos de vegetais, um atrativo para quem vai visitar. Localizada no departamento de Ichilo, província de Santa Cruz, Buena Vista foi fundada por volta de 1700, por uma missão jesuítica. Para quem for a Costa Marques por via rodoviária, o acesso é, saindo de Porto Velho pela BR-364 até a cidade de Presidente Médici daí em diante via BR-429 até Costa Marques, num total de 680 KM, passando na 429, antes, pelas cidades de Alvorada, São Miguel, Seringueiras e São Francisco. Como todas cidades ao longo do Rio Guaporé, Buena Vista também conta com um grupo de fiéis do Divino Espírito Santo, sendo, como todas cidades da região, visitada durante a Festa do Divino. Na foto, do outro lado do Guaporé, a vila de palafitas de Buena Vista. (F. Júlio Olivar)
O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948
O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA
RONDÔNIA1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.1949 – 1 - Fracassa nova expedição para en
O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu
O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA
RONDÔNIA1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.1940 – O go