Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 6ª feira, 18 de NOVEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 6ª feira, 18 de NOVEMBRO   - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Conselheiro Tutelar. Dia Nacional do Notário e do Registrador. Dia Nacional de Combate ao Racismo. Dia do Colecionador.

Católicos reverenciam Dia da consagração das basílicas de São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (Colômbia e Peru), Santa Filipina Rosa, Santo Odão,  São Romão de Antioquia,  Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio.

RONDÔNIA

1953 – Ênio dos Santos Pinheiro toma posse como governador do Território.

1964 – A Rádio Educadora, da diocese de Guajará-Mirim, é oficialmente inaugurada.

1982 – Tumulto na contagem de votos da eleição do dia 15, e o juiz Hércules do Vale ameaçou prender os envolvidos. Em outra mesa apuradora, a candidata Raquel Candido brigou com um policial.

BRASIL

1814 - Morre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, mais importante escultor barroco do Brasil (n. 1738). Em 1914 - Nasce o gravurista gaúcho Iberê Camargo (m. 1994). Em 1930 - O presidente Getúlio Vargas cria a Ordem dos Advogados do Brasil. 2002 - 1950 - Nasceu o jornalista gaúcho Tim Lopes. Em 2002 – Morre o jornalista Tim Lopes, assassinado por morto por traficantes (n. 1950). Em 1960 - Éder Jofre conquista o mundial de peso-galo (boxe). 

  

MUNDO

1928- O rato mais famoso do mundo, Mickey Mouse, aparece em Steamboat Willie, seu 1º filme sonoro. 1996 — Um incêndio ocorre no Eurotúnel, o único registrado desde sua inauguração.


FOTO DO DIA

Primeira eleição em Rondônia, Estado instalado há 11 meses. A apuração de votos no ginásio “Claudio Coutinho”, época da cédula no papel, contagem manual, as mesas apuradoras compostas em grande parte por bancários, especialmente os caixas, fiscais de todos os partidos (na época só PDS, PMDB e PT) e candidatos no entorno, sendo comuns discussões, reclamações e até ameaças, o que obrigava muito o policiamento e o pessoal da Justiça Eleitoral a resolver contínuas pendências. Uma das discussões sérias envolveu o candidato a deputado estadual e fiscal do PMDB Amir Lando e um presidente de mesa apuradora, superada com a intervenção do juiz Hércules José do Vale, uma das muitas vezes durante o processo e contagem de votos (Jornal Alto Madeira, 18.11.1982).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao  governador Araújo Lim

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)