Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE ABRIL!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE ABRIL! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

Em 1982 – O município de Rolim de Moura ganha luz elétrica pública.

COMEMORA-SE: Dia Mundial de Conscientização sobre a Saúde. Dia do Corretor, Dia do Jornalista, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola e Dia do Médico Legista. Católicos lembram São João Batista de La Salle, francês.

 FATOS 

529 — A primeira versão do Corpus Juris Civilis, publicada pelo imperador bizantino Justiniano, até hoje uma obra fundamental da jurisprudência. 1795 - A Convenção da Revolução Francesa sanciona nesse dia o que seria a base da  unidade de comprimento e do novo sistema métrico. 1831 — O imperador Pedro I do Brasil abdica em favor de seu filho, Dom Pedro de Alcântara, com 5 anos, tendo como tutor José Bonifácio de Andrada e Silva. 1908 — Fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). 1947 - Morre Henry Ford, magnata da indústria automobilística norte-americana. 1948 — A Organização Mundial da Saúde é criada pelas Nações Unidas. 2011 — Massacre em escola deixa doze crianças e o atirador mortos no Rio de Janeiro. 2018 — O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, é preso pela polícia federal. 

FOTO DO DIA

O Real Forte do Príncipe da Beira, construído no século XVIII,  é considerado a maior edificação militar que Portugal construiu fora da Europa. A fortaleza foi batizada em homenagem a dom José de Bragança, o Príncipe da Beira, filho da Rainha D. Maria I. A construção, foi uma iniciativa da coroa portuguesa de proteger as fronteiras do centro-oeste do Brasil nas disputas com a Espanha. Com a proclamação da República, em 1889, ficou durante muito tempo abandonado. Na década de 1930 foi colocado ali um pelotão do Exército. Atualmente guarnece as ruínas do Forte o 1º Pelotão de Infantaria de Selva Destacado, unidade da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Localizado na margem direita do Rio Guaporé, na fronteira com a Bolívia, o Forte Príncipe é parte do município de Costa Marques (RO) e pode ser acessado pela rodovia BR-429 ou por via fluvial a partir de Guajará-Mirim (RO).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)