Quinta-feira, 7 de abril de 2022 - 06h05
COMEMORA-SE
Dia do Jornalista (Brasil), Dia Mundial da Saúde, Dia do Médico Legista, Dia do Corretor, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda.
Católicos lembram São João Batista de La Salle, São Hegésipo, São Notker (o Gago) e São Tikhon I de Moscou (Igreja Ortodoxa Russa).
• RONDÔNIA
1971 – A Ceplac, sob a coordenação do técnico Frederico Álvares Afonso, inicia um projeto de produção de cacau em Rondônia. 1982 – O município de Rolim de Moura ganha luz elétrica pública.
BRASIL
1831 – Sob forte pressão popular o imperador D. Pedro I abdica ao trono a favor de seu filho (depois D. Pedro II), então com 5 anos. 1908 – Fundação da ABI (Associação Brasileira de Imprensa). 2018 — O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é preso por corrupção.
MUNDO
529 — Publicada, pelo imperador bizantino Justiniano, a 1ª versão do Corpus Juris Civilis (considerada obra jurídica fundamental). 1795 – A França é o 1º país a adotar o Sistema Métrico Decimal. 1943 – Primeira síntese do LSD, dietilamida de ácido lisérgico, por Albert Hofmann. 1948 – A Organização Mundial da Saúde é criada pelas ONU.
FOTO DO DIA
Há 41 anos, e um ano antes de passar à condição de município, o distrito de Rolim de Moura, então parte do município de Cacoal, recebeu a iluminação elétrica de vias públicas (*). A elevação ao novo nível, dia 5 de agosto de 1983, por decreto do governador Jorge Teixeira, gerou um clima de muita tensão com os deputados, que no dia seguinte (6 de agosto) promulgariam a primeira Constituição estadual, alegando um compromisso de Teixeira com eles para deixar que a elevação de Rolim e de Cerejeiras fosse feita por Lei, votada na Assembleia Legislativa a ser instalada depois da promulgação. Rolim de Moura é um importante produtor de grãos, gado e representa uma parte considerável da economia estadual. É a maior cidade rondoniense fora do eixo da rodovia BR-364.
(*) João Batista Lopes, “Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores”.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri