Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: Em 1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo. É o segundo deputado federal rondoniense cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional.

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Radialista. Católicvos lembfam São Prosdócimo, São Herculano de Erúgia e São Vilibordo.

FATOS: 1665 — Primeiro número do jornal London Gazette  (uma espécie de Diário Oficial inglês), o mais antigo jornal do Reino Unido e ainda em circulação. 1825- É lançado em Recife o Diário de Pernambuco, o primeiro jornal da América Latina, ainda circulando.  1837 — Eclode a revolta da Sabinada na Bahia. 1848 — Início da Revolução Praieira em Pernambuco. 1901- Nasce a poetisa e escritora Cecília Meirelles, a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira.  1903 – Nasce Ary Barroso, compositor e autor, dentre outras peças, do samba-exaltação “Aquarela do Brasil”. 1917- As forças bolcheviques, constituídas por soldados e operários armados tomam o poder na Rússia, formando o primeiro estado socialista. .  1949 — O primeiro óleo é coletado em Oil Rocks (Neft Daşları), a mais antiga plataforma petrolífera em alto mar a operar no mundo. 1968-A nova sede do Museu de Arte de São Paulo é inaugurada, com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra. 1979 — A Censura começa a apreender discos e impedir a veiculação da música "Pra não Dizer que não Falei das Flores", de Geraldo Vandré. 1993- Senna vence em Adelaide, Austrália, a sua última corrida.  1996 — Lançada a sonda Mars Global Surveyor em direção a Marte. 2009 – Morre Anselmo Duarte, grande nome do cinema brasileiro, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo seu filme O Pagador de Promessas. 

FOTO DO DIA: Aniversário de Ary Barroso e em razão  disso a data é comemorada como o Dia do Radialista Brasileiro. Em Rondônia a primeira emissora de rádio foi a Difusora do Guaporé, que durou pouco tempo, e em 1961 a igreja católica inaugurava a  Rádio Caiari, que durante muitos anos foi o grande escola que formou nomes importantes do rádio, como  Osmar Vilhena, Miguel Silva, Walmir Miranda e tantos outros, um deles, Elvestre Johnson (foto) que por curiosidade fez um teste e dominou os radiouvintes da Caiari durante quase 10 anos com seu programa “Tábua de Balanço”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)