Domingo, 7 de novembro de 2021 - 10h36

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Radialista.
Católicos lembram São Prosdócimo, e São Vilibrardo.
RONDÔNIA
Em 1991 – A Câmara Federal cassa o mandato do deputado federal Jabes Rabelo. É o segundo deputado federal rondoniense cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional.
BRASIL
1825- Edição nº 1 do Diário de Pernambuco, ainda circulando. 1837 — Revolta da Sabinada na Bahia. 1848 — Início da Revolução Praieira em Pernambuco. 1901- Nasce a poetisa Cecília Meirelles, 1ª voz feminina de expressão na literatura brasileira. 1903 – Nasce Ary Barroso, compositor e autor de “Aquarela do Brasil. 1993 - Senna vence o GP da Austrália, sua última corrida. 2009 – Morre Anselmo Duarte, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes com o filme O Pagador de Promessas.
MUNDO
1665 — Primeiro número do jornal London Gazette (uma espécie de Diário Oficial inglês), ainda em circulação. 1917- Bolcheviques tomam o poder na Rússia, formando o primeiro estado socialista. 1949 — Funciona a a mais antiga plataforma petrolífera em alto mar a operar no mundo. 1996 — Lançada a sonda Mars Global Surveyor em direção a Marte.
FOTO DO DIA
Uma sapopema? Uma samauma? Uma castanheira? A qualificação não vem ao caso, porque qualquer que seja sua identificação a imensa árvore captada pela lente do fotógrafo Dana de Merrril, que documentou a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, passa a qualquer um, ao fazer uma comparação entre a grandiosidade desse exemplar e os homens que se ajeitam a sua volta, sobre a pequenez dos seres humanos que invadiram a floresta e, ao mesmo tempo, o gigantismo de seres como desse tipo de árvore, na imensidão da floresta amazônica, fazendo com que esses trabalhadores mais pareçam um grupo de pigmeus. Derrubar uma imensidão de árvore como essa aí certamente não deve ter sido com uso de machados e serras, mas, sim, com dinamite. A colorização foi feita pelo designer Luís Claro.
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)