Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional do fotógrafo. Dia de Temis, a deusa romana da Justiça.

Católicos lembram Severino de Nórica, São Lourenço Justiniano, São Apolinário Cláudio  e São Abo de Tiflis (Liturgia ortodoxa oriental).


RONDÔNIA

1914 – A pernambucana Lydia Xavier de Lima é sepultada na ala destinada aos americanos no cemitério da Candelária. Supostamebnte era namorada de um engenheiro da EFMM e suicidou-se. 1935 — Nasce Elvis Presley, grande nome da história do rock.1965 – Um avião conduzindo o engenheiro Júlio Guerra caiu nas proximidades de Vilhena. É patrono do colégio que leva seu nome em Ji-Paraná.


BRASIL

1947 – Nasce a carnavalesca Rosa Magalhães, a maior vencedora de desfiles de escolas de samba (RJ) no período do sambódromo.  1963 - O estado de Minas Gerais adota a bandeira que homenageia a Inconfidência Mineira. 

MUNDO

1642 — Morre Galileu Galilei, matemático, físico, astrônomo e inventor italiano. 1942 – Nasce o físico inglês Stephen Hawking. 1981 — Na França acontece o que é tido como mais completo e cuidadosamente documentado avistamento de OVNI de todos os tempos". 1998 - Fotos transmitidas de Saturno pelo telescópio espacial Hubble provam: há planetas fora do nosso Sistema Solar. 


FOTO DO DIA

1978. Chegam a Ji-Paraná, os primeiros equipamentos para a implantação da Rádio Alvorada, na carroceria de um caminhão, uma viagem que deu muito trabalho desde o interior do Paraná, porque na época a rodovia BR-364, no trecho em Rondônia não era asfaltada, desafiando motoristas e passageiros, no inverno com imensos atoleiros nos quais muitas vezes os veículos conseguiam se deslocar 2 a 3 quilômetros ao dia e, no verão, a poeira forte e os atoleiros de areia (areiões, como eram chamados) eram outros problemas, além do que os pontos de apoio no eixo da BR eram muito pequenos. Da esquerda para a direita, o terceiro é o jornalista Alcides Paio, primeiro diretor da Alvorada e em seguida, de short branco e mãos nos quadris o empresário Roberto “Jotão” Geraldo, que em 1982 seria o primeiro prefeito eleito do município. (F. acervo Alcides Paio)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)